2: Cidadania, Trabalho e Tecnologia > Direitos, Vulnerabilidade e Justiça

Maria João Leote de Carvalho

mjleotec@sapo.pt

Doutoramento em Sociologia, especialidade em Sociologia do Desenvolvimento e da Mudança Social na FCSH-UNL (2011).

Mestrado em Sociologia, especialidade em Sociologia do Crime e da Violência, pela FCSH-UNL (2003).

Diploma de Estudos Superiores Especializados em Educação e Grupos em Risco, pela ESE de Lisboa-IPL (1999). Especialização na área de formação: Educação Especial, especialidade em Crianças em Risco Socioeducacional.

Curso do Magistério Primário, pela Escola do Magistério Primário de Lisboa (1986).

Desde 2012 - membro do European Council for Juvenile Justice

Desde 2010 – Perita no European Council for Juvenile Justice – Academic Section, do European Juvenile Justice Observatory (EJJO).

Desde 2009 – Membro do Observatório Permanente Sobre a Produção, Comércio e a Proliferação de Armas Ligeiras, da Comissão Nacional Justiça e Paz.

Desde 2009 – Membro da ISA - International Sociological Association e do RC29 - Research Committee on Deviance and Social Control.

Desde 2008 – Investigadora associada ao G.U.T.O./LEVS-Laboratório de Estudos da Violência e Segurança, Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília, Brasil.

Desde 2008 – Membro do Conselho Editorial da Revista Virtual do Laboratório de Estudos da Violência e Segurança, do Laboratório de Estudos da Violência e Segurança da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília, Brasil.

Desde 2007 – Consultora da Fundação Calouste Gulbenkian no Programa Crianças e Jovens em Risco.

Desde 2000 - Formadora habilitada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação, nas áreas de sociologia, sociologia do desvio, crime e violência, educação especial e relações entre educação e sociedade.

Desde 1999 – Assistente de investigação no Socinova, FSCH-UNL.

Desde 1991 – Colaboradora da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família - Crescer Ser.

CV Completo:

Projectos:

Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
0000 0000 Delinquência e Criminalidade Juvenis na Justiça Juvenil e Penal em Portuga

2014 Dinâmicas Urbanas, Riscos e Criminalidade(s) em Portugal Artigos em revistas científicas nacionais
2014 Segregação Residencial e Discriminação na Área Metropolitana de Lisboa: o Olhar das Crianças Artigos em revistas científicas internacionais
2014 Young Offenders’ Interests and Motivations Related to Accessing TV and Press News, Participations Artigos em revistas científicas internacionais
2014 Direitos da Criança. Experiências de Quatro Instituições de Acolhimento de Jovens Livros (organizações)
2014 Acolhimento de Crianças e Jovens em Números Capítulos de livros
2014 Pelos (Outros) Mundos Sociais da Infância: Territorialidade, Género e Delinquência Capítulos de livros
2014 Young Offenders’ Insights into their Experiences in Accessing TV and Press News in a Liberty-Depriving Context Publicações em atas de encontros científicos internacionais
2014 There Are Too Many Sad Things Here: Children’s Exposure to Neighbourhood Violence Publicações em atas de encontros científicos internacionais