Publicações

Call for papers

Call for Papers - Revista Forum Sociológico 2018 (CICS.NOVA)

A Forum Sociológico, publicação do CICS.NOVA, convida a todos a submeter artigos originais para publicação. Além de artigos originais, aceitam-se propostas de dossiês temáticos e recensões críticas de obras relevantes.

Submissões: Esta chamada está aberta em permanência, mas para serem consideradas para publicação em 2018, as propostas deverão ser enviadas até o fim de Maio.

As propostas de artigos poderão incidir em diversos temas no âmbito das Ciências Sociais.

Todos os artigos estão sujeitos ao um processo de peer review, sendo submetidos a dois especialistas de reconhecido mérito na área temática em regime de anonimato bilateral.

 

A Forum Sociológico é publicada em open access e está indexada na OpenEditionJournals, Latindex, CAPES (Brasil) e na SHERPA/RoMEO e encontra-se em processo de indexação à SciELO e ao RCAAP.

 

Serão recebidos artigos originais em língua portuguesa, francesa, inglesa e espanhola. As normas de publicação da revista e outras informações relevantes, assim como os números anteriores, estão disponíveis em FORUM SOCIOLÓGICO.

 

Todas as propostas deverão ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: forum@fcsh.unl.pt


Call for Papers - Dossiê «Futuros do Trabalho: Políticas, cenários e vivências subjetivas»

Encontra-se em aberto a chamada para trabalhos da Revista Configurações no âmbito do dossiê temático Futuros do Trabalho: Políticas, cenários e vivências subjetivas a ser coordenado pelos Doutores Ana Paula Marques (CICS-UMinho/ CICS.NOVA), Miguel Chaves (CICS.NOVA/ FCSH.UNL), Helena Serra (CICS.NOVA/ FCSH.UNL) e Paula Urze (FCT-UNL, CIUHCT) e publicado no segundo número de 2019.

Submissões: até 31 de Dezembro de 2018.

Com a intensificação da crise económico-financeira, que afeta o capitalismo contemporâneo e a confiança no futuro, o trabalho, as organizações e as profissões têm conhecido profundas transformações nas suas práticas, conteúdos e sentidos. Importa, por isso, assinalar os seguintes processos de ressimbolização do espaço social do trabalho: i) exaltação de uma cultura de “risco” e incerteza no quadro da Revolução 4.0; ii) exigências de compromisso e lealdade dos atores sociais em contextos de vulnerabilidade de vinculação laboral; iii) apropriação do controlo gestionário e administrativo pelos grupos profissionais pressionados pelas lógicas de produtividade e de custo/benefício; iv) fragmentação crescente de coletivos de trabalho, tempos de trabalho e estatutos (e.g. “integrados”, “precários”, “bolseiros”, “formandos”), criando comunidades fracionadas e instáveis de interesses; v) maior exposição a situações de subemprego e experiências de desemprego, e fluxos significativos de mobilidade (trans)nacional por grupos sociais alargados, vi) dificuldades de subsistência, assim como de auto e heteroreferenciação identitária perante experiências de desemprego e exclusão social de um número crescente de grupos sociais, com especial destaque para jovens, mulheres, indivíduos desqualificados ou com baixas qualificações e trabalhadores mais idosos; vii) défices de statusperante esses mesmos cenários; vii) refluxo da regulação estatal na economia em geral e no trabalho (e emprego) em particular com efeitos na desproteção dos trabalhadores, em especial os mencionados no ponto anterior, e na dessindicalização de amplas faixas da população ativa.

Em suma, os processos globais de mudança social têm vindo a implicar transformações significativas nas organizações, no trabalho, nos grupos profissionais e nos cidadãos em geral. Os contornos destas dinâmicas permanecem, no entanto, em larga medida, por conhecer, compelindo os cientistas sociais a anteciparem futuros possíveis no quadro da crescente incerteza que caracteriza as sociedades atuais. Este dossier temático visa acolher trabalhos originais nos seguintes tópicos:

- Digitalização e autonomização da economia e trabalho;
- Tecnologia, comunicação e riscos;
- Ecologização das empresas e gestão verde;
- Privatização, liberalização e reconfiguração dos serviços públicos;
- Mercados (trans)nacionais de emprego;
- Migrações, direitos de trabalho e cidadania;
- Subemprego, precariedade e desemprego;
- Dilemas da educação e formação em contexto de trabalho;
- Profissão, Profissionalização e Profissionalismo;
- Formas de produção de subjetividades no trabalho;
- Diálogo social e desafios de concertação coletiva;
- Desenvolvimento, políticas e redes interorganizacionais.

Os artigos poderão ser provenientes de qualquer domínio das ciências sociais, devendo reportar-se a investigações empíricas e apoiar-se numa reflexão teórica robusta. Os artigos devem ser enviados para cics@ics.uminho.pt e estar em conformidade com as normas adotadas pela revista.

Datas importantes:

Deadline para a submissão do artigo: 31 Dezembro de 2018
Envio da decisão para os autores: 31 Maio de 2019
Publicação da revista: 31 Dezembro de 2019

Informações adicionais encontram-se disponíveis em: http://configuracoes.revues.org/.


Calls for Papers - Dossiê «O campo das pesquisas em educação: contribuições da sociologia francesa»

A Revista InterMeio - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul abre chamada para artigos para o dossiê de janeiro-junho de 2019 intitulado O campo das pesquisas em educação: contribuições da sociologia francesa.

Submissões: 30 de Novembro até de 2018.

Os artigos a serem apresentados poderão abordar uma ou várias dimensões do campo da educação na sua vertente institucional e/ ou individual; poderão explicitar discussões de natureza teórica e/ou metodológica; bem como poderão circunscrever as dimensões culturais e sociais da educação, tomando como foco as contribuições da sociologia francesa. A intenção é identificar e analisar de forma transversal a multiplicidade de objetos no interior deste campo.

Organizadoras: 

- Fabiany de Cássia Tavares Silva Faculdade de Educação - UFMS

- Maria da Graça Jacintho Setton Faculdade de Educação - USP

 

Consultar chamada.

Mais informações em http://seer.ufms.br/index.php/intm


Call for Papers - Colóquio Internacional «Pequenas Cidades e Ambiente (da Idade Média à Época Contemporânea)»

Realiza-se em Castelo de Vide (Portugal) entre 14 e 16 de março de 2019, o colóquio internacional Pequenas Cidades e Ambiente (da Idade Média à Época Contemporânea). A sua organização resulta da iniciativa conjunta da Rede das Pequenas Cidades no Tempo, município de Castelo de Vide, IEM, CHAM, IHC, e da École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid), através do programa CIDADES.

Submissões: até 31 de Outubro de 2018.

A proposta temática deste colóquio situa-se na confluência de dois campos de pesquisa: a história ambiental e as pequenas cidades. A história urbana ambiental tem vindo a desenvolver-se desde os anos noventa do século passado, privilegiando o estudo das metrópoles durante o período contemporâneo. Com esta iniciativa, é nosso propósito aplicar as problemáticas ambientais às pequenas e médias cidades e ampliar o horizonte cronológico, desde a Idade Média aos nossos dias. Interessa-nos, assim, inquirir acerca da pertinência das interrogações tradicionais da historiografia ambiental, quando colocadas às unidades urbanas de reduzida dimensão, e analisar os problemas ambientais que lhes sejam específicos.

Convidam-se os investigadores a apresentar propostas de painéis ou comunicações individuais, abordando esta problemática, sob o ponto de vista monográfico ou comparativo, balizado numa época histórica ou em várias cronologias, de acordo com os seguintes eixos temáticos:

- O impacto das pequenas cidades sobre o ambiente natural.
- O impacto do ambiente natural sobre as pequenas cidades.
- Respostas societais às mudanças do ambiente urbano e aos problemas ambientais verificados nas pequenas cidades.
- Aspetos ambientais das relações das pequenas cidades com a zona periurbana e/ou com a sua área de influência.

 

Mais informações: 
www.castelodevide.pt/pequenascidadesnotempo | smallcities.network@gmail.com


Call for Papers 2018 – Revista Desenvolvimento e Sociedade (CICS.NOVA.UÉvora)

A Revista D&S convida os autores interessados a submeterem artigos para publicação na edição de 2018, subordinados aos seguintes temas: Cidadania, trabalho e tecnologia; Cidades, ambiente e desenvolvimento; Desigualdades sociais e ação pública; Educação, conhecimento e cultura; Saúde, população e bem-estar; Sistemas de modelação e planeamento.

Submissões: até 15 de Setembro de 2018.

Critérios de submissão:

Para a presente call 2018, as propostas de artigo devem seguir os critérios de formatação da revista D&S. Ver a seção de instruções aos autores no sítio internet da revista em: 

http://www.revistas.uevora.pt/index.php/desenvolvimento_sociedade/about/submissions#authorGuidelines 
 

Por razões de ordem técnica, não nos é possível aceitar a submissão online através do sítio internet da revista. Todas as propostas de artigo da presente call devem ser submetidas diretamente à Direção e Coordenação Editorial da revista, através do seguinte email: cics.nova@uevora.pt

Data limite para submissões: 15 de Julho de 2018
Divulgação de resultados: 30 de Julho de 2018
Publicação online (previsão): Setembro de 2018


A Direção e a Coordenação Editorial da revista reservam o direito de não aceitar as propostas que não estejam em conformidade com os critérios de submissão.


Avaliação dos Artigos (peer review): Todas as propostas de publicação, apresentadas em conformidade com os critérios de formatação da revista, serão submetidas a um painel de avaliadores, nacionais e estrangeiros, em regime de double blind peer review e ou avaliação cega por pares.

Mais informações: http://www.revistas.uevora.pt/index.php/desenvolvimento_sociedade/about


Call for Papers - Seminário Internacional e Interdisciplinar «Viver em|a mobilidade: (Com)Passos, rumos e políticas»

Em 2016 reunimo-nos em Braga para discutir experiências em torno do viver em|a mobilidade e debater reflexões e resultados da investigação realizada sobre (novas) culturas de tempo, espaço e distância. Dois anos volvidos descemos ao Sul. Em Évora, 2018, propomo-nos manter o tema e alargar o debate sobre a mobilidade na contemporaneidade, olhando particularmente aos seus (com)passos, rumos e políticas.

Submissão de resumos: até 05 de Setembro de 2018.

A Comissão Organizadora do Seminário convida à submissão de trabalhos no âmbito das temáticas que integram o programa. 

Apelamos a uma participação rica e criativa, multidisciplinar e multiformato, que permita compreender as várias experiências e sentidos do viver em|a mobilidade, seja no quotidiano dos dias “banais” de pessoas e organizações, seja nos gabinetes de planeamento e intervenção social e política seja no cenário da vida em comunidade e da produção cultural. 

Mais informações em http://www.vivermobilidade.uevora.pt/


Call for Papers - Seminário Internacional «Insegurança e punitividade na América Latina: Condições, conexões e efeitos»

O CICS.NOVA conjuntamente com a Universidade Federal de Alagoas (Brasil), a Universidade Nacional do Litoral (Brasil), o Conselho Latino Americano de Ciências Sociais, a Universidade de Warwick (Inglaterra), e o Instituto Universitário da Maia (Portugal) organizam o Seminário Internacional Insegurança e punitividade na América Latina: Condições, conexões e efeitos a ser realizado entre os dias 10 e 11 de dezembro na Universidade Federal de Alagoas, Brasil.

Submissões: até 01 de Setembro de 2018.

Consultar chamada.


Call for Papers - Revista SOCIOLOGIA ON LINE 2018

A Revista SOCIOLOGIA ON LINE, publicação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), abriu a chamada de artigos para os seus números de 2018.

Submissões (3º Número): até 31 de Agosto de 2018

A SOCIOLOGIA ON LINE publica três números por ano, está documentada na Latindex e aguarda indexação na SHERPA/RoMEO e na ERIH PLUS.

Call for papers em português
Call for papers em inglês