Publicações

Call for papers

Call for Articles - Colecção Contemporary Perspectives in Family Research, volume de 2018

O volume de 2018 da colecção Contemporary Perspectives in Family Research, subordinado à temática "The Work-Family Interface: Spillover, Complications, and Challenges", aceita propostas de artigos até 31 de Janeiro de 2018.

A colecção é editada pela Emerald Publishing.

Call for articles


Call for articles - Revista Almansor, n.º 4, 3.ª série

A Revista Almansor está a receber artigos originais, para o n.º4 da 3.ª série.

Data-limite para submissão de artigos: 31 de Dezembro de 2017

A Revista Almansor dá preferência a artigos sobre o Concelho de Montemor, embora esteja aberta a estudos sobre a região do Alto Alentejo.

A revista tem arbitragem científica e está integrada na  Latindex - um sistema de informação sobre as revistas de pesquisa científica, técnico-profissionais e de divulgação científica na América Latina e Caribe, Espanha e Portugal.

Email para envio de artigos: revistaalmansor@cm-montemornovo.pt

Mais informações

 


Call for Abstracts - Session 4. Coping with the (bio)medicalization of birth and death: institutional practices, ethical-moral tensions and body governance - ESHMS 17th Biennial Conference

Está aberto o call for abstracts para a sessão 4 da 17th Biennial Conference European Society for Health and Medical Sociology, a decorrer em Lisboa, nos dias 7 e 8 de Junho de 2018.

A sessão, intitulada Coping with the (bio)medicalization of birth and death: institutional practices, ethical-moral tensions and body governance, será coordenada por Catarina Delaunay, investigadora do CICS.NOVA.

Data-limite para submissão de propostas: 15 de dezembro de 2017

Plataforma para submissão de propostas

Mais informações


Call for papers - TICYUrb - Third International Conference of Young Urban Researchers

A TICYUrb - Third International Conference of Young Urban Researchers convida à submissão de propostas para apresentação de comunicação. A conferência terá lugar em Lisboa entre 18 e 22 de junho de 2018.

Data-limite para submissão de propostas: 1 de novembro de 2017

Os eixos temáticos serão:

Collectivecity (the right to the city: 50 years later)
Productcity (the city as a product)
Divercity (diversity in the city)
Fractalcity (the city amid policies)
Ucity (utopias and dystopias)
Fearcity (in-security)
Metacity (ways of thinking and making city)
Transitcity (migrations and racism)
RiskCity (risk in the city)
City O’clock (24 hours in the city)
 

Mais informações


Chamada para artigos - Revista Ciências e Políticas Públicas/Public Sciences & Policies

Encontra-se aberto convite à submissão de artigos científicos originais em todas as áreas das Ciências Sociais e Políticas para a revista Ciências e Políticas Públicas.

A Ciências e Políticas Públicas é uma revista científica bianual, publicada pelo Centro de Administração e Políticas Públicas que procura ser um fórum de discussão de investigação em ciências públicas e políticas públicas, reunindo académicos, policymakers, policy enforcers e ativistas.

Esta publicação científica pretende ser um veículo, quer da análise para a política (analysis for policy), quer da análise da política (analysis of policy), levando em consideração a relevância dos contextos e das ações para as políticas públicas. Diferentes vertentes podem ser identificadas neste sentido: Política e Governo; Administração e Políticas Públicas; Comportamento Organizacional; Sociedade, Comunicação e Cultura. As duas primeiras estão mais próximas das Políticas Públicas em sentido estrito, enquanto as últimas tendem a incidir sobre o contexto e as ações.

 

Submissão de Propostas

As propostas devem ser enviadas em ficheiro Word, por correio eletrónico sob a forma de anexo para cappedicoes@iscsp.ulisboa.pt

Mais informações.


Call for Articles - Jornal de Sociologia da Educação, n.º 1

Jornal de Sociologia da Educação é uma edição semestral da Secção Temática de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia. Tem como foco o trabalho na área dos fenómenos socioeducativos.

A publicação conta com as seguintes rúbricas:

- Simpósio
- Entrevistas
- Recensões
- Projetos
- Teses
- Arena Profissional
- Reportagens

Envio de propostas: A coordenação da Secção Temática de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia aceita, em permanência, o envio de contribuições de textos para cada uma das rubricas do Jornal de Sociologia da Educação, sem prejuízo do lançamento de calls temáticas, em cada número semestral, para a rubrica Simpósio. Os textos deverão ter desejavelmente uma dimensão entre 1000 e 1500 palavras e ser enviados para educacao@aps.pt.

O n.º 1 está previsto para Novembro de 2017.

Mais informações


Call for papers - XIX ISA World Congress of Sociology 2018 - RC23 Sociology of Science and Technology

A International Sociological Association (ISA) dedica o seu XIX Congresso Mundial ao "Poder, violência e justiça: Reflexões, Reacções e Responsabilidades", a realizar-se em Toronto entre 15 e 21 de Julho de 2018.

Data-limite para submissão de propostas: 30 de Setembro de 2017

Mais informações

A sessão RC23 Sociology of Science and Technology/Technology and Work: New Sociological Approaches? será coordenada por António Brandão Moniz (CICS.NOVA.FCSH) e Delphine Mercier (Centro de Estudios Mexicanos y Centroamericanos, Mexico). A submissão de um abstract para essa sessão deverá ser feita aqui.


Call for Papers - III Congresso Internacional de Ciências Sociais da Educação

Está aberto o call for papers para o III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, que se realizará na Universidade do Minho, dias 8-10 de Fevereiro de 2018, dedicado ao tema «Infância(s) e juventude(s) na sociedade e educação contemporâneas».

A chamada de comunicações está aberta até 30 de setembro de 2017.

Tópicos temáticos:

- Autonomia e criatividade em contextos educativos;
- Culturas infantis e juvenis e diálogos intergeracionais;
- Diásporas, migrações e refugiados;
- Direitos, justiça e desigualdades educativas;
- Educação, escola e mundo digital;
- Interações sociais na escola e na sala de aula;
- Internacionalização e mobilidade estudantil;        
- Investigar com crianças e jovens;
- Meritocracia, excelência e seletividade escolar;
- Minorias, género e educação;
- Participação, movimentos cívicos e associativismo;
- Políticas para a infância e juventude;
- Usos do tempo, escolhas e transições escolares.

Organização: Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho

Mais informação


Call for Publications - Nova linha editorial IHC - Imprensa de História Contemporânea

O Instituto de História Contemporânea (IHC, FCSH-NOVA) lançou uma nova linha editorial, intiulada Imprensa de História Contemporânea, onde pretende lançar obras, em formato e-book, que versem sobre a realidade contemporânea.

O Call for Publications, para quem queira submeter uma proposta de obra a ser inserida nesta linha editorial, está aberto até 30 de Setembro de 2017.

Procedimentos para a submissão de propostas

Mais informações


Call for chapters - Smart Specialization Strategies and the Role of Entrepreneurial Universities

A publicação Smart Specialization Strategies and the Role of Entrepreneurial Universities, a ser editada pela IGI-Global em 2018, tem um call aberto para propostas de capítulos.

Data-limite para propostas: 30 de Setembro de 2017
Data-limite para entrega de capítulos completos: 30 de Dezembro de 2017

O volume será coordenado por Nuno Caseiro (Instituto Politécnico de Castelo Branco) e Domingos Santos (CICS.NOVA; Instituto Politécnico de Castelo Branco).

Mais informações


Call for Papers - II Encontro do ODDH: Deficiência, Cidadania e Inovação Social

O Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) realiza o seu II Encontro no dia 13 de dezembro de 2017, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa. Assinalando a passagem do 11º aniversário sobre a aprovação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, pela Assembleia Geral da ONU, este Encontro tem por objectivo promover uma reflexão alargada sobre o desenvolvimento dos direitos humanos das pessoas com deficiência em Portugal, envolvendo o movimento da deficiência, decisores políticos e investigadores.    

Data-limite para submissão de propostas: 30 de Setembro de 2017

As propostas de comunicações e/ou posters deverão focar a temática central da deficiência, podendo considerar, entre outros, os seguintes eixos temáticos:

  • Educação;
  • Formação Profissional e Emprego;
  • Pobreza, Prestações Sociais e Vida Independente;
  • Saúde.

Mais informações


Chamada por artigos - Revista de Comunicação e Linguagens 48: Cidades do Futuro

RCL - Revista de Comunicação e Linguagens é uma publicação semestral do Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC. Digital pólo FCSH/NOVA) da área das Ciências da Comunicação, criada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL) da Universidade Nova de Lisboa em 1988. O número agora em preparação terá como temática "Cidades do Futuro". 

A coordenadora desta edição é Catarina Patrício (FCT Post-Doctoral fellow at CECL- CIC.Digital pólo FCSH-UNL and Assistant Professor at ECATI-ULHT).

Data-limite para envio de propostas: 26 de setembro de 2017

Eixos Temáticos:

1. Sistemas sustentáveis e desenvolvimento

2. Governamentalidade e gestão de território

3. Espaço público, média e movimentos sociais

4. As cidades do futuro na literatura e no cinema

5. Cultura contemporânea e tecnologias

 

Condições de submissão de Propostas e Instruções para autores

Mais informações