Publicações

Call for papers

Call for articles - Revista Almansor, n.º 4, 3.ª série

A Revista Almansor está a receber artigos originais, para o n.º4 da 3.ª série.

Data-limite para submissão de artigos: 31 de Dezembro de 2017

A Revista Almansor dá preferência a artigos sobre o Concelho de Montemor, embora esteja aberta a estudos sobre a região do Alto Alentejo.

A revista tem arbitragem científica e está integrada na  Latindex - um sistema de informação sobre as revistas de pesquisa científica, técnico-profissionais e de divulgação científica na América Latina e Caribe, Espanha e Portugal.

Email para envio de artigos: revistaalmansor@cm-montemornovo.pt

Mais informações

 


Chamada para artigos - Revista Ciências e Políticas Públicas/Public Sciences & Policies

Encontra-se aberto convite à submissão de artigos científicos originais em todas as áreas das Ciências Sociais e Políticas para a revista Ciências e Políticas Públicas.

A Ciências e Políticas Públicas é uma revista científica bianual, publicada pelo Centro de Administração e Políticas Públicas que procura ser um fórum de discussão de investigação em ciências públicas e políticas públicas, reunindo académicos, policymakers, policy enforcers e ativistas.

Esta publicação científica pretende ser um veículo, quer da análise para a política (analysis for policy), quer da análise da política (analysis of policy), levando em consideração a relevância dos contextos e das ações para as políticas públicas. Diferentes vertentes podem ser identificadas neste sentido: Política e Governo; Administração e Políticas Públicas; Comportamento Organizacional; Sociedade, Comunicação e Cultura. As duas primeiras estão mais próximas das Políticas Públicas em sentido estrito, enquanto as últimas tendem a incidir sobre o contexto e as ações.

 

Submissão de Propostas

As propostas devem ser enviadas em ficheiro Word, por correio eletrónico sob a forma de anexo para cappedicoes@iscsp.ulisboa.pt

Mais informações.


Call for Articles - Jornal de Sociologia da Educação, n.º 1

Jornal de Sociologia da Educação é uma edição semestral da Secção Temática de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia. Tem como foco o trabalho na área dos fenómenos socioeducativos.

A publicação conta com as seguintes rúbricas:

- Simpósio
- Entrevistas
- Recensões
- Projetos
- Teses
- Arena Profissional
- Reportagens

Envio de propostas: A coordenação da Secção Temática de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia aceita, em permanência, o envio de contribuições de textos para cada uma das rubricas do Jornal de Sociologia da Educação, sem prejuízo do lançamento de calls temáticas, em cada número semestral, para a rubrica Simpósio. Os textos deverão ter desejavelmente uma dimensão entre 1000 e 1500 palavras e ser enviados para educacao@aps.pt.

O n.º 1 está previsto para Novembro de 2017.

Mais informações


Call for papers - XIX ISA World Congress of Sociology 2018

A International Sociological Association (ISA) dedica o seu XIX Congresso Mundial ao "Poder, violência e justiça: Reflexões, Reacções e Responsabilidades", a realizar-se em Toronto entre 15 e 21 de Julho de 2018.

Data-limite para submissão de propostas: 30 de Setembro de 2017

Mais informações


Call for Papers - III Congresso Internacional de Ciências Sociais da Educação

Está aberto o call for papers para o III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, que se realizará na Universidade do Minho, dias 8-10 de Fevereiro de 2018, dedicado ao tema «Infância(s) e juventude(s) na sociedade e educação contemporâneas».

A chamada de comunicações está aberta até 30 de setembro de 2017.

Tópicos temáticos:

- Autonomia e criatividade em contextos educativos;
- Culturas infantis e juvenis e diálogos intergeracionais;
- Diásporas, migrações e refugiados;
- Direitos, justiça e desigualdades educativas;
- Educação, escola e mundo digital;
- Interações sociais na escola e na sala de aula;
- Internacionalização e mobilidade estudantil;        
- Investigar com crianças e jovens;
- Meritocracia, excelência e seletividade escolar;
- Minorias, género e educação;
- Participação, movimentos cívicos e associativismo;
- Políticas para a infância e juventude;
- Usos do tempo, escolhas e transições escolares.

Organização: Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho

Mais informação


Call for Publications - Nova linha editorial IHC - Imprensa de História Contemporânea

O Instituto de História Contemporânea (IHC, FCSH-NOVA) lançou uma nova linha editorial, intiulada Imprensa de História Contemporânea, onde pretende lançar obras, em formato e-book, que versem sobre a realidade contemporânea.

O Call for Publications, para quem queira submeter uma proposta de obra a ser inserida nesta linha editorial, está aberto até 30 de Setembro de 2017.

Procedimentos para a submissão de propostas

Mais informações


Call for Papers - XXII Congreso de Sociología en Castilla-La Mancha - Congresso Internacional

O XXII Congreso de Sociología en Castilla-la-Mancha, subordinado ao tema "Comprender el presente, Imaginar el futuro: Nuevas y viejas brechas sociales", realizar-se-á entre entre 24 e 26 de Novembro em Valdepeñas, Espanha.

O Congresso prevê a publicação das actas em ebook.

Data-limite para submissão de propostas: 24 de Setembro de 2017

Mais informações


Call for articles - Revista Media & Jornalismo - número 32

A revista Media & Jornalismo, editada pela unidade de investigação CIC.Digital, convida à submissão de propostas de artigos para o seu número 32, a publicar em Maio de 2018 e cuja temática é "Nova ética, velhos problemas. Desafios contemporâneos do jornalismo".

Os temas em foco são:

- Dilemas e desafios éticos do jornalismo contemporâneo;
- Ética jornalística e novos media;
- Ética jornalística e identidade profissional;
- Práticas de “boundary work” e novos fenómenos no jornalismo: “brand journalism”; projectos especiais; conteúdos pagos; jornalismo patrocinado;
- Debates em torno dos enquadramentos institucionais e das formas e órgãos de regulação do jornalismo:
- Novos actores da ética jornalística: públicos, leitores, cidadãos;
- Novas articulações de valores em velhos códigos éticos e deontológicos;
- Ética jornalística e o mundo à nossa volta: precariedade dos jornalistas, jornalismo em perigo, sustentabilidade das empresas jornalísticas;
- Notícias falsas e jornalismo pós-verdade;
- Coberturas jornalísticas de casos envolvendo questões éticas: liberdade de expressão, autonomia dos jornalistas, respeito pela dignidade da vida humana, defesa da honra e da privacidade; relação com fontes de informação; storytelling jornalístico;
- Perspectivas históricas sobre valores jornalísticos;
- Independência empresarial e opacidade da estrutura accionista, sustentabilidade do modelo de negócio; precariedade dos jornalistas e desvios éticos;
- Outros temas relacionados com o número em causa. 

Data-limite para submissão de propostas: 15 de setembro de 2017

Mais informações


Call for papers - I Congreso Internacional de Estudios Culturales Interdisciplinares - Cultura e identidad en un mundo cambiante

O Congresso Internacional de Estudos Culturais Interdisciplinares aceita propostas de comunicações em todas as disciplinas científicas e humanísticas que investiguem aspectos da cultura contemporânea.

Este encontro científico realizar-se-á entre 7 e 9 de Fevereiro de 2018, na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Rey Juan Carlos, em Madrid.

Data-limite para submissão de propostas: 15 de Setembro

Mais informações


Call for Papers - Revista Desenvolvimento & Sociedade, CICS.NOVA UÉvora - 2.ª edição

O CICS.NOVA.UÉvora editará o segundo número da Revista Desenvolvimento & Sociedade em Dezembro de 2017, subordinado à temática "Desenvolvimento: contributos para o aprofundamento da reflexão sobre desafios teóricos e práticos desde o local ao global".

A chamada para propostas de artigos a figurar nesta edição está aberta até 15 de Setembro de 2017.

Call for papers


Call for papers - The prevention of radicalisation in young people

O projeto Europeu Erasmus+ KA3 YEIP, que tem como parceira a INOVAMAIS, organizará em 22 de janeiro de 2018 a conferência "The prevention of radicalisation in young people".

Data-limite para envio de propostas: 1 de setembro de 2017

Como tópicos de interesse são indicados, entre muitos outros, as causas, consequências, elementos constitutivos e características da radicalização em jovens ou formas de a prevenir.

A conferência terá lugar em Modena, na Itália.

Mais informações