Publications

Call for papers

Call for Papers - 5th Symposium on Ethics and Social Responsability Research

The 5th SESRR aims at not only promoting discussions on theoretical models and research empirical results, but also debating policies, strategies, and practices. It will be held in Lisbon, Portugal on 6 and 7 june 2019 and it is organized by DINAMIA’CET, a research unit of ISCTE-University Institute of Lisbon, Portugal.

Abstract submission deadline: 15 January 2019

More information: https://www.sesrr.com/2019


Call for Papers - Revista Forum Sociológico 2018 (CICS.NOVA)

A Forum Sociológico, publicação do CICS.NOVA, convida a todos a submeter artigos originais para publicação. Além de artigos originais, aceitam-se propostas de dossiês temáticos e recensões críticas de obras relevantes.

Submissões: Esta chamada está aberta em permanência, mas para serem consideradas para publicação em 2018, as propostas deverão ser enviadas até o fim de Maio.

As propostas de artigos poderão incidir em diversos temas no âmbito das Ciências Sociais.

Todos os artigos estão sujeitos ao um processo de peer review, sendo submetidos a dois especialistas de reconhecido mérito na área temática em regime de anonimato bilateral.

 

A Forum Sociológico é publicada em open access e está indexada na OpenEditionJournals, Latindex, CAPES (Brasil) e na SHERPA/RoMEO e encontra-se em processo de indexação à SciELO e ao RCAAP.

 

Serão recebidos artigos originais em língua portuguesa, francesa, inglesa e espanhola. As normas de publicação da revista e outras informações relevantes, assim como os números anteriores, estão disponíveis em FORUM SOCIOLÓGICO.

 

Todas as propostas deverão ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: forum@fcsh.unl.pt


Call for Papers - Dossiê «Futuros do Trabalho: Políticas, cenários e vivências subjetivas»

Encontra-se em aberto a chamada para trabalhos da Revista Configurações no âmbito do dossiê temático Futuros do Trabalho: Políticas, cenários e vivências subjetivas a ser coordenado pelos Doutores Ana Paula Marques (CICS-UMinho/ CICS.NOVA), Miguel Chaves (CICS.NOVA/ FCSH.UNL), Helena Serra (CICS.NOVA/ FCSH.UNL) e Paula Urze (FCT-UNL, CIUHCT) e publicado no segundo número de 2019.

Submissões: até 31 de Dezembro de 2018.

Com a intensificação da crise económico-financeira, que afeta o capitalismo contemporâneo e a confiança no futuro, o trabalho, as organizações e as profissões têm conhecido profundas transformações nas suas práticas, conteúdos e sentidos. Importa, por isso, assinalar os seguintes processos de ressimbolização do espaço social do trabalho: i) exaltação de uma cultura de “risco” e incerteza no quadro da Revolução 4.0; ii) exigências de compromisso e lealdade dos atores sociais em contextos de vulnerabilidade de vinculação laboral; iii) apropriação do controlo gestionário e administrativo pelos grupos profissionais pressionados pelas lógicas de produtividade e de custo/benefício; iv) fragmentação crescente de coletivos de trabalho, tempos de trabalho e estatutos (e.g. “integrados”, “precários”, “bolseiros”, “formandos”), criando comunidades fracionadas e instáveis de interesses; v) maior exposição a situações de subemprego e experiências de desemprego, e fluxos significativos de mobilidade (trans)nacional por grupos sociais alargados, vi) dificuldades de subsistência, assim como de auto e heteroreferenciação identitária perante experiências de desemprego e exclusão social de um número crescente de grupos sociais, com especial destaque para jovens, mulheres, indivíduos desqualificados ou com baixas qualificações e trabalhadores mais idosos; vii) défices de statusperante esses mesmos cenários; vii) refluxo da regulação estatal na economia em geral e no trabalho (e emprego) em particular com efeitos na desproteção dos trabalhadores, em especial os mencionados no ponto anterior, e na dessindicalização de amplas faixas da população ativa.

Em suma, os processos globais de mudança social têm vindo a implicar transformações significativas nas organizações, no trabalho, nos grupos profissionais e nos cidadãos em geral. Os contornos destas dinâmicas permanecem, no entanto, em larga medida, por conhecer, compelindo os cientistas sociais a anteciparem futuros possíveis no quadro da crescente incerteza que caracteriza as sociedades atuais. Este dossier temático visa acolher trabalhos originais nos seguintes tópicos:

- Digitalização e autonomização da economia e trabalho;
- Tecnologia, comunicação e riscos;
- Ecologização das empresas e gestão verde;
- Privatização, liberalização e reconfiguração dos serviços públicos;
- Mercados (trans)nacionais de emprego;
- Migrações, direitos de trabalho e cidadania;
- Subemprego, precariedade e desemprego;
- Dilemas da educação e formação em contexto de trabalho;
- Profissão, Profissionalização e Profissionalismo;
- Formas de produção de subjetividades no trabalho;
- Diálogo social e desafios de concertação coletiva;
- Desenvolvimento, políticas e redes interorganizacionais.

Os artigos poderão ser provenientes de qualquer domínio das ciências sociais, devendo reportar-se a investigações empíricas e apoiar-se numa reflexão teórica robusta. Os artigos devem ser enviados para cics@ics.uminho.pt e estar em conformidade com as normas adotadas pela revista.

Datas importantes:

Deadline para a submissão do artigo: 31 Dezembro de 2018
Envio da decisão para os autores: 31 Maio de 2019
Publicação da revista: 31 Dezembro de 2019

Informações adicionais encontram-se disponíveis em: http://configuracoes.revues.org/.


Calls for Papers - Dossiê «O campo das pesquisas em educação: contribuições da sociologia francesa»

A Revista InterMeio - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul abre chamada para artigos para o dossiê de janeiro-junho de 2019 intitulado O campo das pesquisas em educação: contribuições da sociologia francesa.

Submissões: 30 de Novembro até de 2018.

Os artigos a serem apresentados poderão abordar uma ou várias dimensões do campo da educação na sua vertente institucional e/ ou individual; poderão explicitar discussões de natureza teórica e/ou metodológica; bem como poderão circunscrever as dimensões culturais e sociais da educação, tomando como foco as contribuições da sociologia francesa. A intenção é identificar e analisar de forma transversal a multiplicidade de objetos no interior deste campo.

Organizadoras: 

- Fabiany de Cássia Tavares Silva Faculdade de Educação - UFMS

- Maria da Graça Jacintho Setton Faculdade de Educação - USP

 

Consultar chamada.

Mais informações em http://seer.ufms.br/index.php/intm


Call for Papers - Colóquio Internacional «Pequenas Cidades e Ambiente (da Idade Média à Época Contemporânea)»

Realiza-se em Castelo de Vide (Portugal) entre 14 e 16 de março de 2019, o colóquio internacional Pequenas Cidades e Ambiente (da Idade Média à Época Contemporânea). A sua organização resulta da iniciativa conjunta da Rede das Pequenas Cidades no Tempo, município de Castelo de Vide, IEM, CHAM, IHC, e da École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid), através do programa CIDADES.

Submissões: até 31 de Outubro de 2018.

A proposta temática deste colóquio situa-se na confluência de dois campos de pesquisa: a história ambiental e as pequenas cidades. A história urbana ambiental tem vindo a desenvolver-se desde os anos noventa do século passado, privilegiando o estudo das metrópoles durante o período contemporâneo. Com esta iniciativa, é nosso propósito aplicar as problemáticas ambientais às pequenas e médias cidades e ampliar o horizonte cronológico, desde a Idade Média aos nossos dias. Interessa-nos, assim, inquirir acerca da pertinência das interrogações tradicionais da historiografia ambiental, quando colocadas às unidades urbanas de reduzida dimensão, e analisar os problemas ambientais que lhes sejam específicos.

Convidam-se os investigadores a apresentar propostas de painéis ou comunicações individuais, abordando esta problemática, sob o ponto de vista monográfico ou comparativo, balizado numa época histórica ou em várias cronologias, de acordo com os seguintes eixos temáticos:

- O impacto das pequenas cidades sobre o ambiente natural.
- O impacto do ambiente natural sobre as pequenas cidades.
- Respostas societais às mudanças do ambiente urbano e aos problemas ambientais verificados nas pequenas cidades.
- Aspetos ambientais das relações das pequenas cidades com a zona periurbana e/ou com a sua área de influência.

 

Mais informações: 
www.castelodevide.pt/pequenascidadesnotempo | smallcities.network@gmail.com


Call for Papers - III Encontro da Cultura Visual: Imagens entre gerações

O III Encontro de Cultura Visual realizar-se-á na Universidade Lusófona do Porto entre 5 e 6 de Dezembro e aceita propostas que procurem explorar as relações que se estabelecem entre as “gerações”, os média e as suas imagens.

Submissão de resumos: até 30 de Outubro de 2018

Mais informações: https://encontroculturavisual.wordpress.com/chamada-de-trabalhos/