1: Desigualdades Sociais e Ação Pública > Género e Sexualidades

Maria Johanna Schouten

schouten@sapo.pt

1994 - Doutoramento em Sociologia, equivalência conferida pela Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

1993 - Doutoramento em Ciências Sociais e Culturais pela Vrije Universiteit, Amsterdão, Holanda.

1989 - Licenciatura em Antropologia Social, equivalência conferida pelo ICSTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

1980 - Graduação em Didáticas da História pela Vrije Universiteit, Amsterdão, Holanda.

1978 - Mestrado em Antropologia Social pela Vrije Universiteit, Amsterdão, Holanda.

1973 - Bacharelado em Antropologia Social pela Vrije Universiteit, Amsterdão, Holanda.

Maria Johanna Schouten possui formação académica em Antropologia, Sociologia e História. É doutora em Ciências Sociais e Culturais pela VU University em Amesterdão. Tem desenvolvido investigação e docência em diversos países, nomeadamente Indonésia, Portugal, Brasil e Países Baixos. Seus interesses de investigação são principalmente na área de estudos sobre o género, sociologia e antropologia da saúde, antropologia e história do sudeste asiático, interculturalidade e história da antropologia. Atualmente, é Professora Associada com Agregação em Sociologia no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior, Portugal.

Género. Sudeste Asiático. Saúde. Antropologia. Interculturaliade.

2014 Nineteenth-century ethnography in West Timor and the wider world: The case of J.G.F. Riede Artigos em revistas científicas internacionais
2016 Identidades de género: Tempo e tecnologia no espaço doméstico Capítulos de livros
2016 Património enigmático: Os portugueses na memória coletiva na Minahasa Artigos em revistas científicas internacionais
2016 Redes sociais e qualidade de vida dos idosos: Uma revisão e análise crítica da literatura Artigo em revista indexada