1: Desigualdades Sociais e Ação Pública > Género e Sexualidades

Maria do Carmo Vieira da Silva

mcvs@fcsh.unl.pt

2003 - Doutoramento em Ciências da Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal.

1991 - Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Análise e Organização do Ensino, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal.

1976 - Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal.

Maria do Carmo Vieira da Silva é Professora Auxiliar de nomeação definitiva na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) (desde 2008), e Membro Efectivo do Conselho Pedagógico da NOVA FCSH em representação dos docentes (desde 2009). É Vice-Coordenadora do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação da NOVA FCSH (desde 2012) e Vice-Coordenadora do Curso de Mestrado em Ciências da Educação da NOVA FCSH (desde 2012). É também Membro do Programa Pestalozzi – Diversity of VIEWS, Programa de Formação para Profissionais da Educação, do Conselho da Europa.

Educação Multicultural. Comunicação Intercultural. Mediação Intercultural. Formação Inicial e Contínua de Professores. Desenvolvimento Curricular.

Projectos:

Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2014 2016 Actions of Lifelong Learning addressing Multicultural Education and Tolerance in Russia

2014 Les compétences interculturelles dans la formation d’étudiants universitaires de master Capítulos de livros
2014 Diversité linguistique dans le système éducatif portugais: Besoins et pratiques d’enseignement Capítulos de livros
2014 Investigação em educação: Pesquisas em desenvolvimento no programa doutoral em associação entre UNL e ISPA Livros (organizações)
2011 Diversidade linguística no sistema educativo português: Necessidades e práticas pedagógicas nos ensinos básico e secundário Livros (autores)
2015 The ALLMEET project and the intercultural dialogue between European and Russian partners Publicações em atas de encontros científicos internacionais
2015 Educação multicultural: Actualidade e pertinência Artigos em revistas científicas internacionais
2015 Avaliação e competências interculturais Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2016 Intercultural dialogue: Learning, speaking, and sharing. Proceedings of the International Seminar and Study visit ALLMEET in Lisbon 15 Livros (organizações)
2016 Dossiê Interculturalidade e Educação, Nº 28 Coordenação de número ou dossier temático em revistas