1: Desigualdades Sociais e Acção Pública > Educação, Conhecimento e Cultura

Frederico Ágoas

fagoas@gmail.com

Doutoramento em Sociologia, especialidade de Sociologia Histórica e Política Comparadas, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2011).

Licenciatura em Sociologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2000).

Investigador integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA). Bolseiro de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

História da investigação social empírica. História das Ciências Sociais. Teoria Social. Ciência Colonial.

Projectos:

Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2011 2015 O Estado Inquiridor: Investigação Social Estatal e Ciências Sociais em Portugal (1900-1947)
2015 2018 Estado, Universidade e Ciências Sociais: Analogias e Intersecções entre Portugal e o Brasil

2014 Pensamento Crítico Contemporâneo Livros (organizações)
2014 Os estádios do euro 2004 em perspectiva histórica Capítulos de livros
2017 Auguste Comte: filosofia positiva, sociologia e teoria social Capítulos de livros
2017 História das ideias, história das ciências humanas e sociologia do conhecimento Artigos em revistas científicas internacionais
2016 Introdução. Para uma história da pobreza em Portugal Capítulos de livros
2016 Book Review ‘Sociology in Portugal. A Short History, Basingstoke, Palgrave Macmillan, 2016” Artigos em revistas científicas nacionais
2016 O espectro da pobreza. História, cultura e política em Portugal no século XX Livros (organizações)
2016 Verdade, ideologia e violência nas primeiras fotografias do povo em Portugal: o realismo científico do Inquérito à Habitação Rural Capítulos de livros