2: Cidadania, Trabalho e Tecnologia > Participação Política, Ativismo e Liderança

Ana Romão

ana.romao@academiamilitar.pt

2002 - Doutoramento em Ciências Sociais, especialização em Sociologia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Portugal.

1995 - Mestrado em Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1989 - Licenciatura em Sociologia pelo Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa, em Lisboa, Portugal.

Ana Romão é Professora Associada no Instituto Universitário Militar (IUM), Academia Militar, Portugal, onde coordena a Secção Ciências Sociais, Sócio Comportamentais e Humanidades. É Membro do Centro de Investigação da Academia Militar (CINAMIL). Foi Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (2012-2016). Coordenou o Research Network on Southern European Societies (RN27) da European Sociological Association. É membro integrado do CICS.NOVA e integra o Laboratório de Ideias (LAB_ID).

Comunicação. Media e Opinião Pública. Associações Científicas e Profissionais. Forças Armadas.

Projectos:

Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2017 2018 Estudo do impacto de factores de stress decorrentes do contexto miltar

2012 La sociologie contemporaine vue du Sud-Ouest Européen: Un regard portugais Artigos em revistas científicas internacionais
2015 Offficiers au féminin de l’armée de terre au Portugal: Suivi des premières promotions Capítulos de livros
2016 Special issue: Migrations et citoyenneté en Europe du Sud Coordenação de número ou dossier temático em revistas
2015 Tempos, cursos de vida e sociabilidades Capítulos de livros
2016 Democracia e missão da universidade pública: Algumas reflexões a partir do contexto de ação da APS Capítulos de livros