2: Cidadania, Trabalho e Tecnologia > Tecnologia, Comunicação e Risco

Membros Integrados


Vanda de Sousa

E-mail:

vandamariasousa62@gmail.com

Qualificações Académicas:

2011 - Doutoramento em Estudos de Cultura pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

2006 - Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Indústrias Culturais, pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

1993 - Pós-Graduação em Ciências da Informação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

1986 - Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Situação Profissional:

Vanda de Sousa é Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal. Tem desenvolvido há mais de 20 anos, actividade quer como professora de guionismo, semiótica, linguagens audiovisuais, quer como autora e guionista profissional, com obra assinada para televisão (múltiplas produtoras e estações emissoras), cinema (com prémio para melhor adaptação de texto para curta-metragens para a Produtora OFF) e teatro (estreando o palco principal do Teatro Trindade aos textos infantis, no âmbito de Lisboa Capital da Cultura 1994). Além disso, tem desenvolvido projectos com António Cerveira Pinto sob o lema Onde a Arte se encontra com a Tecnologia, com destaque para o Artf Fest 2017.

Actuais Interesses de Investigação:

Estudos de Cultura. Estudos Fílmicos. Semiótica. Transmedia Storytelling. Humanísticas Digitais.

CV Completo
(O conteúdo é da responsabilidade do investigador)

Publicações:


Data: Título Publicação: Tipo Publicação:
2014 Big Brother is watching you! Ser ou não ser online... Ou o ecrã como a nossa morada tecnológica Artigos em revistas científicas internacionais
2014 Richmond, Los Angeles, New York… and London today: The meaning of different spaces/different cities being seen by Virginia Woolf, Michael Cunningham and Stephen Daldry Artigos em revistas científicas internacionais
2014 Postmodern Charateristics And How Virtuality Impacts Cultural Tourism And Adult Education Artigos em revistas científicas internacionais
2015 Poética literária e poética cinematográfica. Um confronto nas Terras Médias de O Hobbit Artigos em revistas científicas nacionais
2015 Facebook: Identidade e (in)degurança? Os perigos da linguagem silenciosa Artigos em revistas científicas internacionais
2016 Kaj morajo vedeti o filmu tisti, ki se učijo? Film kot učno orodje v izobraževanju odraslih Artigos em revistas científicas internacionais
2016 Watching The Hobbit in two European countries: The views of younger audiences and readers in Austria and Portugal Artigos em revistas científicas internacionais
2014 Značilnosti postmoderne in vpliv virtualnosti na razvoj kulturnega turizma in izobraževanja odraslih Artigos em revistas científicas internacionais
2017 O cinema na escola: Recurso pedagógico e experiência sensível Capítulos de livros
2017 Transmedia narratives vs voronoi diagram Publicações em atas de encontros científicos internacionais