3: Cidades, Ambiente e Desenvolvimento Regional > Cidades, Transportes e Globalização

Madalena Corte-Real

mcortereal@fcsh.unl.pt; mcortereal@sapo.pt

2016 - Doutoramento em Estudos Urbanos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2008 - Mestrado em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento pelo Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

1995 - Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal.

Madalena Corte-Real tem participado em diferentes projetos de investigação na Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente sobre as comunidades piscatórias do Estuário do Tejo; sobre diagnóstico, para a implementação de intervenções integradas com vista ao desenvolvimento local, assim como avaliação e monitorização de projetos em torno de comportamentos aditivos e dependências; e sobre análise de processos de transformação de bairros em centros históricos, assim como de áreas periféricas, e a sua redefinição espacial para fins de lazer e turismo.

Identidade Local. Produção Social do Espaço. Revitalização Urbana. Turistificação. Espaço Público.

Projectos:

Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2012 2015 Shaping an urban space - the revitalization of Mouraria in Lisbon.

2016 Shaping a territory: Case study – The Moorish quarter in Lisbon (Mouraria) Capítulos em livro (indexado)
2016 Shaping a territory – The revitalization process of Mouraria Teses
2015 Revitalizar como e para quem no contexto das intervenções territoriais na cidade interior: O estudo de caso da Mouraria Artigos em revistas científicas internacionais
2015 A countercyclical city? Revitalization in an inner-city neighbourhood of Lisbon Capítulos de livros