4: Sistemas de Modelação e Planeamento > Ordenamento do Território

Isabel Marcos

isamar@fcsh.unl.pt; 23isamar@gmail.com

1999 - Doutoramento em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (Equivalência do Doutoramento em Portugal), Portugal.

1996 - Doutoramento em Semiótica, especialização em Arquitetura e Cidade, pela University of Aahrus, Dinamarca.

A teoria geográfica com base na matemática morfodinâmica de René Thom permite a articulação de três campos (também intítulada semiótica morfodinâmica): geografia teórica (teorias), geografia das representações (modelos) e a geografia aplicada (praxis). Temos desenvolvido esta articulação desde 1991 como os dados bibliométricos do conjunto da nossa obra o demonstram (ver o site: https://www.isabelmarcos.net/references). Os principais projectos de investigação que estou a desenvolver articulam a semiótica morfodinâmica com raíz Thomiana (ver o site do projecto: https://www.actuality-renethom.com/) com a análise de objetos como a noção de fronteira e as representações visuais das teorias da conspiração (https://conspiracytheories.eu/). Os resultados destes projetos começarão a ser editados em 2019 nas Editoras Routledge e Peter Lang (sou Editora convidada).

Teoria Geográfica com Base na Matemática Morfodinâmica de René Thom. Semiótica Morfodinâmica. Geografia Teórica (Teorias). Geografia das Representações (Modelos). Geografia Aplicada (Praxis).

2014 Introduction: Espace, sémiotique et cognition Artigo em revista indexada
2014 Lisbon: Maritime globalisation. The mechanisms of spatialisation of the first world market Artigos em revistas científicas internacionais
2014 Morphogenesis of urban glocalisation Artigos em revistas científicas internacionais
2014 Controversies: Theory vs Praxis? Artigos em revistas científicas internacionais