6: Educação, Conhecimento e Cultura > Curriculum, tecnologias e formação

Carolina Gonçalves

carolinamdgoncalves@gmail.com; carolinag@eselx.ipl.pt

2010 - Doutoramento em Ciências da Educação pela École Doutorale Connaissances, Langages, Modélisations da Universidade de Paris Ouest Nanterre La Defense, França.

2010 - Doutoramento em Ciências da Educação, especialização em Teoria Curricular e Metodologia de Ensino, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2007 - Mestrado em Ciências da Educação, na área de Investigação e intervenção Educativa, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2003 - Curso do Ramo de Formação Educacional em Línguas Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses (pós-licenciatura), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2001 - Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Professora equiparada a Adjunta do Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes, Escola Superior de Educação de Lisboa.

Educação. Formação de professores. Sucesso escolar entre estudantes emigrantes ou de contextos desvaforecidos. Didáticas. Escola para todos. Curriculum. Aprendizagem de línguas. Learning language. Escrita em currículo.

Projectos:

Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2014 2016 Soutenir la professionnalisation des enseignants pour rendre optimal le développement des compétences langagières et scientifiques chez les jeunes enfants : démarche collaborative Université de Sherbrooke (CREALEC) - Commission scolaire des Sommets

2011 Diversidade linguística no sistema educativo português: Necessidades e práticas pedagógicas nos ensinos básico e secundário Livros (autores)
2012 Ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: necessidades e representações dos alunos Artigos em revistas científicas internacionais
2015 Arte d’escrita: Aprendizagem da escrita em contexto multilingue Artigos em revistas científicas internacionais
2015 Integrated didactics: An exemple of a curriculum model enhancing knowledge crossing Publicações em atas de encontros científicos internacionais
2016 Perspectives actuelles sur l’apprentissage de la lecture et de l’écriture Edição de atas de eventos científicos
2016 Quelques perspectives en lecture et en écriture chez les élèves de 5 à 12 ans Publicações em atas de encontros científicos internacionais
2016 Learning the language of schooling in multilingual contexts Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2015 Vol. 5, Nº 1 Coordenação de número ou dossier temático em revistas