6: Educação, Conhecimento e Cultura > Escola e comunidade

Membros Integrados


David Justino

E-mail:

jdjustino@gmail.com

Qualificações Académicas:

Licenciado em Economia

Pós-graduado em Economia e Sociologia Histórica

Doutorado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa

Situação Profissional:

Professor da FCSH-UNL.

Actuais Interesses de Investigação:

Ciências da Educação.

Projectos:


Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2008 2017 ESCXEL: rede de escolas de excelência
2015 2020 Curriculum Monitor

Projectos - Orientador:


Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2008 2017 ESCXEL: rede de escolas de excelência

Publicações:


Data: Título Publicação: Tipo Publicação:
2014 Atlas da educação: Contextos sociais e locais do sucesso e insucesso: Portugal 1991/2012 Livros (autores)
2015 Atlas da Educação - Atualização de 2015 Artigos em revistas científicas internacionais
2015 Preparar a Escola e o Ensino para o Futuro Capítulos de livros
2014 Escolaridade Obrigatória: Entre a Construção Retórica e a Concretização Política Capítulos de livros
2013 Origens sociais, expectativas, oportunidades e desempenhoescolar em Portugal Capítulos de livros
2013 Descentralização: Políticas e Dinâmicas Escolares em Contextos Municipais Capítulos de livros
2012 Geografia e Estatística do Portugal Moderno – As novas descrições geográficas de Portugal, 1815-1875 Capítulos de livros
2011 Estado, Território e Nação: Dualismos múltiplos nas representações da identidade nacional Capítulos de livros
2011 Ruy Ennes Ulrich, Da Bolsa e suas Operações Livros (autores)
2010 Difícil é Educá-los Livros (autores)
2010 O livre câmbio e o fontismo revisitados através dos debates parlamentares Capítulos de livros
2015 Darwinian Natural Selection or Political Interference? A Political Economic History of the Lisbon Stock Exchange Artigos em revistas científicas internacionais
2013 Redes de escolas e modos de regulação do sistema educativo Artigos em revistas científicas nacionais
2013 The discourse of reforms of public instruction, 1835-1901. Concepts and ideological conceptions in the legitimation of primary education and the curriculum of the Portuguese liberalismo Publicações em atas de encontros científicos internacionais
2016 Fontismo, liberalismo numa sociedade iliberal Livros (autores)
2016 Globalização, uma perspectiva sociológica Capítulos de livros
2016 Inspecionar e avaliar: origens da regulação coerciva da educação em Portugal Artigos em revistas científicas nacionais
2016 Emigration from Portugal: Old wine in new bottles? Relatórios de projetos
2015 Atlas da educação: Contextos sociais e locais do sucesso e do insucesso. Atualização de 2015 Relatórios de projetos