6: Educação, Conhecimento e Cultura > Currículo, tecnologias e formação

Membros Integrados


Eva Gonçalves

E-mail:

evag@fcsh.unl.pt

Qualificações Académicas:

2015 - Doutoramento em Sociologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

2010 - Mestrado em Sociologia do Conhecimento, Educação e Sociedade pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1999 - Licenciatura em Sociologia, especialização em Sociologia do Trabalho e Sociologia da Exclusão Social, pela Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal.

Situação Profissional:

Eva Gonçalves é doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL, e atualmente é investigadora integrada pós-doc no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa (CICS.NOVA). É uma das coordenadoras do Projeto “Construir o sucesso em cada escola: Em Cascais ninguém fica para trás” (2017-2019), e membro da equipa de investigadores do Projeto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência desde 2008. Tem publicações em artigos, livros e capítulos de livros na área da Sociologia da Educação e das Ciências da Educação, cursos acreditados de formação para professores, e é formadora certificada desde 2007.

Actuais Interesses de Investigação:

Educação. Relação Escola-Família. Cultura. Metodologia. Religião.

CV Completo
(O conteúdo é da responsabilidade do investigador)

Projectos:


Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2008 2021 ESCXEL: Rede de escolas de excelência
2016 2016 Educação de Excelência no Médio Tejo - Diagnóstico educativo no Médio Tejo
2016 2017 Do currículo nacional à gestão curricular contextualizada
2017 2019 Construir o sucesso em cada escola: Em Cascais ninguém fica para trás
2018 2019 Programa de visitas de estudo - Práticas de aprendizagem integrada

Publicações:


Data: Título Publicação: Tipo Publicação:
2013 A regulação parental nas escolas na perspetiva dos diretores de escola e dos presidentes das associações de pais Working Papers
2014 Evolução da participação dos pais no sistema educativo: Um olhar a partir da produção legislativa Capítulos de livros
2014 Tipos de participação parental nas escolas. Um olhar sobre as associações e representantes de pais Capítulos de livros
2015 A democracia participada das famílias no interior das escolas Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2015 School networks and knowledge mobilisation: Exploratory study in ESCXEL Project Comunicações encontros científicos
2015 A escola e a família, uma parceria ou uma simples aproximação? Uma análise comparada de políticas, estratégias, práticas e resultados Teses
2015 O governo das escolas: Atores, políticas e práticas Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2016 School networks, knowledge circulation and school improvement: The ESCXEL Project’s research agenda Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2016 Proceedings of the First International Conference of the ESCXEL Project Edição de atas de eventos científicos
2015 Projeto ATLAS 2 – Relatório de progresso 2015 Relatórios de projetos
2017 Rede colaborativa de escolas no processo de gestão curricular contextualizada Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2017 O aluno como broker na relação escola-família? Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2016 Reflexive teachers in collaborative learning: Findings from a school network Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2017 Diagnóstico educativo do médio Tejo: Relatório final Relatórios de projetos
2017 Os contratos interadministrativos em ação: Novas relações entre atores locais? Publicações em atas de encontros científicos nacionais