6: Educação, Conhecimento e Cultura > Currículo, tecnologias e formação

Membros Integrados


Sílvia Almeida

E-mail:

salmeida@fcsh.unl.pt

Qualificações Académicas:

Doutoramento em Sociologia da Educação, FCSH-UNL, 2014

Situação Profissional:

Pós-doutoramento.

Actuais Interesses de Investigação:

Sociologia da Educação.
Sociologia do Currículo e do Conhecimento.
Sociologia Histórica.
Métodos qualitativos.

Projectos:


Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2008 2021 ESCXEL: Rede de escolas de excelência
2015 2020 Curriculum Monitor
2016 2016 Educação de Excelência no Médio Tejo - Diagnóstico educativo no Médio Tejo
2016 2017 Do currículo nacional à gestão curricular contextualizada
2018 2020 Inclusão ou discriminação? Da análise dos resultados escolares às estratégias para o sucesso dos alunos com origem imigrante

Publicações:


Data: Título Publicação: Tipo Publicação:
2014 Abandono escolar precoce: Portugal no contexto da União Europeia e nos censos de 1991, 2001 e 2011 Capítulos de livros
2014 Atlas da educação: Contextos sociais e locais do sucesso e insucesso: Portugal 1991/2012 Livros (autores)
2015 Reflective practice, competences and assessment in initial teacher training Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2013 The discourse of reforms of public instruction, 1835-1901. Concepts and ideological conceptions in the legitimation of primary education and the curriculum of the Portuguese liberalismo Publicações em atas de encontros científicos internacionais
2016 Inspecionar e avaliar: Origens da regulação coerciva da educação em Portugal Artigos em revistas científicas nacionais
2016 The sociology of education in initial teacher training: approaches to curriculum knowledge Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2015 Projeto ATLAS 2 – Relatório de progresso 2015 Relatórios de projetos
2014 Nacionalização e universalização do curriculum da escola primária em Portugal: Origens, controlo e práticas escolares. Para uma sociologia histórico-comparada do conhecimento escolar (1835-1910) Teses
2013 Approaches to curriculum in Portugal: New or old directions? Publicações em atas de encontros científicos internacionais
2013 Nationalisation and universalisation of the primary school curriculum in Portugal: Origin and school Practices. For a comparative historical sociology of school knowledge (1835-1910) Publicações em atas de encontros científicos internacionais
2015 Parte II: Formação inicial de professores do 1 º e 2 º ciclos. Tendências de organização curricular Relatórios de projetos
2015 Parte I: Formação inicial de professores. Instituições de formação e classificação dos docentes da educação pré-escolar e Ensino Básico e Secundário Relatórios de projetos
2017 Rede colaborativa de escolas no processo de gestão curricular contextualizada Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2016 Reflexive teachers in collaborative learning: Findings from a school network Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2017 Diagnóstico educativo do médio Tejo: Relatório final Relatórios de projetos
2017 (In)sucesso escolar em territórios educativos de educação prioritária: Uma análise aos resultados dos exames nacionais Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2017 Atlas da educação. Contextos sociais e locais do sucesso e insucesso. Edição de 2017 Relatórios de projetos
2017 Atlas da Educação. Contextos sociais e locais do sucesso e insucesso. Atualização de 2016 Relatórios de projetos
2017 Modos de apropriação das políticas educativas para uma gestão curricular contextualizada Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2017 Os modelos de autoavaliação da escola pública portuguesa Publicações em atas de encontros científicos internacionais