6: Educação, Conhecimento e Cultura > Ensino Superior

Pilar de Medeiros

pilar.sl.medeiros@uac.pt

2018 - Doutoramento em Sociologia, equivalência de grau de Doutor, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Portugal.

2007 - Doutoramento em Estudos Germânicos pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha.

2003 - Mestre em Estudos Germânicos pela Queen’s University, Canadá.

2001 - Licenciada em Sociologia e Estudos Germânicos pela Brock University, Canadá.

Pilar Damião de Medeiros, Doutorada pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha (2017), é Professora Assistente Visitante de Sociologia na Universidade dos Açores, Portugal. Entre 2001-2002 trabalhou enquanto Professora Assistente na Queen's University, Canadá, e entre 2007-2009 enquanto Professora Visitante Convidada na Universidade de Évora, Portugal. Publicou três livros, vários artigos científicos e capítulos de livros. Seus interesses de investigação incluem cultura e teoria crítica, intelectuais públicos e movimentos sociais, globalização e dinâmicas interculturais. Tem participado em diversas conferências científicas nacionais e internacionais. Em 2013 co-organizou com Lawrence J. Friedman, Harvard University, e Mário Mesquita, FLAD, a European Conference on Public Intellectuals, FLAD, Lisboa, e em 2017 co-organizou com Lawrence J. Friedman a International Conference on Public Intellectuals and the Resurgence of Political Dystopias, Ponta Delgada.

Cultura. Teoria Crítica. Movimentos Sociais. Intelectuais Públicos. Dinâmicas Interculturais.

2014 Boaventura Sousa Santos: Between academia and social activism Artigos em revistas científicas internacionais
2013 Políticas de juventude nos Açores: Uma reflexão em torno da condição da(s) juventude(s) (pós-)moderna(s) Capítulos de livros
2013 Reflexões em torno da querela Peter Sloterdijk e Jurgen Habermas Capítulos de livros
2013 O intelectual engagé dos movimentos sociais Artigo em revista indexada