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Membros Integrados


José Resende

E-mail:

josemenator@gmail.com

Qualificações Académicas:

Agregação em Sociologia, disciplina de Sociologia da Educação, 2007.

Doutoramento em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2001.

Situação Profissional:

Investigador integrado do CICS.NOVA. Professor Associado com Agregação no Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Coordenador científico do 3.º Ciclo do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Membro da Comissão Executiva do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Actuais Interesses de Investigação:

Projectos:


Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2011 2014 Construindo caminhos para a morte: uma análise de quotidianos de trabalho em cuidados paliativos

Projectos - Orientador:


Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2016 2019 Do íntimo ao público: a vunerabilidade intervencionada
2012 2016 Porque se mobilizam os professores? Representações colectivas e coordenações de acções públicas dos professores do Ensino Básico e Secundário em função de juízos plurais sobre o que é um bom profissional de ensino

Publicações:


Data: Título Publicação: Tipo Publicação:
2014 Projetar novos mundos, habitar velhos territórios: Controvérsias públicas em Portugal e no Brasil Artigos em revistas científicas internacionais
2014 Das experiências da (des)qualificação das pessoas à precaridade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar Artigos em revistas científicas internacionais
2014 Escolarização moderna. Entre as promessas políticas e a tangibilidade da injustiça escolar Capítulos de livros
2014 A sociabilidade escolar à prova do reconhecimento no regime da philia: O (in)aceitável do insulto moral na relação entre pares Capítulos de livros
2015 Projetar novos mundos, habitar velhos territórios: Controvérsias públicas em Portugal e no Brasil, nota de abertura Artigo em revista indexada
2015 Controvérsias Públicas em Portugal e no Brasil Coordenação de número ou dossier temático em revistas
2015 The making of the common in social relations Livros (organizações)
2015 The public educational policies facing the figure of the fair: The principles of justice in the acceleration of schooling in Portugal Capítulos de livros
2015 Introduction Capítulos de livros
2014 O mandato e a licença profissional à prova das mutações no estatuto da carreira docente: Controvérsias em torno do mandato profissional Capítulos de livros
2017 Convivemos numa sociedade justa e decente? Críticas, envolvimentos e transformações Livros (organizações)
2017 Expor e resguardar os corpos vulneráveis: Conflituantes direitos de transitar o espaço público mediadas por ações solidárias e de reparação Capítulos de livros
2016 É possível usar a pedagogia na educação sexual? A qualificação política professoral das sexualidades e dos afetos em questão Capítulos de livros
2016 Dilemas e controvérsias no mandato e licença profissional: O programa de justiça escolar em questão Capítulos de livros
2016 A vulnerabilidade está hoje ao centro da condição humana moderna? Questionamentos sociológicos a propósito das categorias dos seropositivos e dos alunos “inadaptados” ao mundo escolar” Capítulos de livros
2016 Testemunhos analíticos sobre a inclusão escolar: a escola para todos pondo à prova a sociologia pragmática sobre a socialização política escolar Capítulos de livros
2015 Dossiê: Género, sexualidade e afetos Coordenação de número ou dossier temático em revistas
2014 Controvérsias públicas em Portugal e no Brasil, Nº 7 Coordenação de número ou dossier temático em revistas
2017 Democracia, promessas, utopias e (des)ilusões: Dilemas e disputas nas arenas públicas Livros (organizações)
2016 Itinerários à luz da sociologia pragmática: O que os lugares comuns trazem à comunalidade escolar Artigos em revistas científicas internacionais
2016 Apresentação do dossiê – Fazer o comum nas sociabilidades modernas: controvérsias, demandas e reconhecimentos Coordenação de número ou dossier temático em revistas
2017 O processo de consolidação da responsabilização da responsabilidade social das organizações: Uma reflexão teórica acerca das críticas Capítulos de livros
2017 Será a sociedade dos alunos uma sociedade (in) decente? Perspetivas, críticas e situações Capítulos de livros
2017 (Con)Vivemos numa sociedade justa e decente? Críticas, envolvimentos e transformações Livros (organizações)
2017 Entre o desempenho eficaz e a gestão da diversidade: Controvérsias sobre os sentidos da atividade docente Capítulos de livros
2017 O que de perturbador (con)vive connosco nos mundos plurais que compõem as socialidades abertas? As inquietações políticas e morais trazidas pelas (in)justiças e as (in)decências da vida em comum Capítulos de livros
2017 Será a sociedade dos alunos uma sociedade (in)decente? Perspetivas, críticas e situações Capítulos de livros
2017 O Excel é que manda? As outras faces das desigualdades escolares Capítulos de livros