6: Educação, Conhecimento e Cultura > Escola e comunidade

Membros Integrados


Pedro Jorge Caetano

E-mail:

pedrocaetano@fcsh.unl.pt

Qualificações Académicas:

2014 - Doutoramento em Sociologia, especialização em Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Educação, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2008 - Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1996 - Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal.

Situação Profissional:

Pedro Caetano é investigador integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA), Doutor em Sociologia pela mesma Universidade e professor do Ensino Básico e Secundário. Tem participado em vários projetos científicos nacionais e publicado em diversas revistas nacionais e internacionais sobre temas relacionados com a escola, os jovens, os processos de socialização e a educação.

Actuais Interesses de Investigação:

Governamentalidade. Comunidade Educativa. Socialização Política. Processos de Subjetivação. Sociologia Moral.

CV Completo
(O conteúdo é da responsabilidade do investigador)

Publicações:


Data: Título Publicação: Tipo Publicação:
2014 Projetar novos mundos, habitar velhos territórios: Controvérsias públicas em Portugal e no Brasil Artigos em revistas científicas internacionais
2014 Das experiências da (des)qualificação das pessoas à precaridade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar Artigos em revistas científicas internacionais
2015 Projetar novos mundos, habitar velhos territórios: Controvérsias públicas em Portugal e no Brasil, nota de abertura Artigo em revista indexada
2015 Controvérsias Públicas em Portugal e no Brasil Coordenação de número ou dossier temático em revistas
2016 A socialização política dos estudantes no plural Artigo em revista indexada
2016 As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português Artigos em revistas científicas internacionais
2016 Cidadania e alteridade. Como coordenar as diferenças? Subsídios para uma sociologia do respeito Capítulos de livros
2014 Controvérsias públicas em Portugal e no Brasil, Nº 7 Coordenação de número ou dossier temático em revistas
2016 Entre o modelo magistral e a responsabilidade social: Controvérsias em torno da avaliação dos professores e a concepção ‘justa’ do mandato docente Artigos em revistas científicas internacionais
2017 A democracia à prova: O que podemos aprender com os estudantes Capítulos de livros
2017 Será a sociedade dos alunos uma sociedade (in) decente? Perspetivas, críticas e situações Capítulos de livros
2017 Será a sociedade dos alunos uma sociedade (in)decente? Perspetivas, críticas e situações Capítulos de livros