6: Educação, Conhecimento e Cultura > Contextos sociais do sucesso e insucesso escolar

Membros Integrados


Bruno Dionísio

E-mail:

bmdionisio@gmail.com

Qualificações Académicas:

2010 - Doutoramento em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2001 - Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Situação Profissional:

Bruno Dionísio (Lisboa, 1979) é doutorado em Sociologia, pela NOVA FCSH, com uma tese sobre políticas e dispositivos de orientação escolar e profissional em Portugal. É atualmente bolseiro de pós-doutoramento da FCT, com um projeto sobre intervenção socioeducativa em cenários de alta vulnerabilidade. Tem sido professor convidado em várias universidades e politécnicos, incluindo na NOVA FCSH. Co-coordenou a Secção de Educação da Associação Portuguesa de Sociologia, onde fundou e coedita o Jornal de Sociologia da Educação.

Actuais Interesses de Investigação:

Sociologia Pragmática. Educação. Justiça Escolar. Vulnerabilidades Humanas. Intervenção Socioeducativa.

CV Completo
(O conteúdo é da responsabilidade do investigador)

Projectos:


Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2016 2019 Do íntimo ao público: a vunerabilidade intervencionada

Projectos - Orientador:


Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2016 2020 Entre a sala de aula e os gabinetes de mediação: a gestão socioeducativa de um mundo escolar turbulento

Publicações:


Data: Título Publicação: Tipo Publicação:
2014 Das experiências da (des)qualificação das pessoas à precaridade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar Artigos em revistas científicas internacionais
2016 A Educação na Europa do Sul – Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2016 As artes de (re)fazer o mundo. Habitar, compor e ordenar a vida em sociedade (Coleção C3I) (Vol. 7) Livros (organizações)
2016 Escola plural no singular: arquitetura de uma agenda de investigação Capítulos de livros
2015 O que os orientadores fazem com os alunos? O trabalho de preparação das competências para uma carreira de escolhas Capítulos de livros
2016 A educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação Edição de atas de eventos científicos
2016 Introdução. A sociologia da educação na Península Ibérica: constrangimentos e desafios Publicações em atas de encontros científicos nacionais
2016 Itinerários à luz da sociologia pragmática: O que os lugares comuns trazem à comunalidade escolar Artigos em revistas científicas internacionais
2017 Dossiê: Trinta anos de sociologia da educação em Portugal Coordenação de número ou dossier temático em revistas
2017 Dossiê: Como se faz uma tese em sociologia da educação? Coordenação de número ou dossier temático em revistas
2016 Apresentação do dossiê – Fazer o comum nas sociabilidades modernas: controvérsias, demandas e reconhecimentos Coordenação de número ou dossier temático em revistas
2017 Mérito, desigualdades e diferenças: Cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal Livros (organizações)
2017 Shaping possible futures in Portugal: Career guidance in schools between authenticity and social justice Capítulos de livros
2017 Do íntimo ao público: A vulnerabilidade intervencionada Working Papers
2017 A obrigação de criar claridade sobre os fenómenos socioeducativos Working Papers