Menu CICS.NOVA

Oportunidades de Financiamento

Data: Data:

4.º Edição “Prémio Octávio Lixa Filgueiras”

Está aberto o período de candidatura para este Prémio, que distingue investigação relevante nas áreas da História Marítima, Arquitetura Naval, Antropologia Marítima, Arqueologia Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.

Candidaturas: 31 de Maio de 2019 (inscrições) e 30 de Agosto de 2019 (submissão de trabalhos).

Prémio Inovação na Economia Portuguesa: "I&D e Inovação na Economia Digital"

O Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) e a Agência Nacional de Inovação (ANI) lançaram um convite para a submissão de artigos científicos, no âmbito da 2ª edição do Prémio Inovação na Economia Portuguesa, que decorrerá no próximo ano, subordinado ao tema “I&D e Inovação na Economia Digital”. Os candidatos devem submeter artigos científicos que contribuam para identificar soluções de políticas económicas em áreas de I&D e Inovação, especialmente sobre Economia Digital.

Candidaturas: primeira fase até 31 de Maio de 2019.

X Premio Iberoamericano en Ciencias Sociales

O Instituto de Investigações Sociais da Universidade Nacional Autónoma do México promove a 10.ª edição do Prémio Iberoamericano em Ciências Sociais. Os trabalhos a concurso deverão ser artigos científicos que contenham resultados de investigação originais e inéditos.

Candidaturas: até 31 de Maio de 2019.

Prémio PORDATA Inovação - 5.ª Edição

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) promove mais uma edição deste prémio que pretende reforçar a articulação entre a PORDATA e os agentes de produção de conhecimento.

Candidaturas: até 23 de Maio de 2019.

Prémio Arquivo.pt 2019

Este Prémio pretende distinguir trabalhos, individuais ou em grupo, que melhor promovam a utilização do espólio do Arquivo.pt. As candidaturas poderão consistir, por exemplo, em projectos de investigação que utilizem os recursos Arquivo.pt ou aplicações úteis do arquivo da web portuguesa.

Candidaturas: até 3 de Maio de 2019.

Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no Âmbito das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação

A FCT lançou o concurso para Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito das comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação. O concurso prevê que sejam atribuídos até 300 mil euros por projeto numa dotação orçamental prevista de milhões de euros.

O concurso cria assim um Programa de I&D para a investigação nas áreas temáticas da observação e conhecimento da Terra; do clima e alterações climáticas; das cidades sustentáveis, mobilidade e interações socioculturais; e da biodiversidade e recursos biológicos, numa perspetiva multidisciplinar que vem contribuir para a agenda de I&D em “Interações Atlânticas”.

Candidaturas: 7 de março a 17 de abril de 2019

Programa SwafS do Horizonte 2020 - Science with and for Society

O Programa SwafS do Horizonte 2020 - Science with and for Society - pretende construir uma cooperação efetiva entre a ciência e a sociedade, recrutar novos talentos para a ciência e promover o desenvolvimento científico de excelência a par com responsabilidade e envolvimento da sociedade.

Candidatura: até 2 de abril de 2019 estão abertas 13 convocatórias que tocam nas principais prioridades do Programa.

Horizonte 2020: «Taking stock and re-examining the role of science communication»

Encontra-se aberta a convocatória "Taking stock and re-examining the role of science communication". Este tópico tem como objetivo compreender melhor como os resultados da investigação e das metodologias científicas são comunicados e percebidos pelos cidadãos (tomando em conta a idade, o género e o estatuto socioeconómico), desenvolver melhores formas de medir e avaliar a comunicação científica e identificar boas práticas e políticas, diretrizes para aumentar a precisão da (e, portanto, confiar na) comunicação científica.

Candidaturas: até 2 de abril de 2019.

Prémio ABRE da Melhor Tese Europeia sobre o Brasil

A Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE) oferece anualmente o “Prémio ABRE da melhor tese europeia sobre o Brasil” que tem por objetivo premiar a melhor tese de doutoramento sobre o Brasil em ciências humanas e sociais realizada em uma instituição universitária europeia. O valor do Prémio é de dois mil euros (2.000 €). São admitidas teses em todas as disciplinas das ciências humanas e sociais, desde que o trabalho enfoque de modo central o Brasil, nas suas múltiplas dimensões societais e históricas. Podem se candidatar jovens doutores que tenham defendido sua tese numa universidade europeia entre 1° de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior. Os trabalhos concorrentes poderão estar escritos em qualquer língua oficial de um país europeu. 

Candidaturas: até às 24h (horário UTC+1) do dia 31 de janeiro do ano seguinte ao da defesa da tese.

FCT - Concurso Bolsas de Doutoramento 2019

Este concurso apoia investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver trabalhos de investigação para a obtenção do grau académico de Doutor.

Candidaturas: entre 28 de Fevereiro e 28 de Março.