Menu CICS.NOVA

Actividades orientadas para entidades públicas e privadas

 


Sérgio Rosendo, investigador integrado do CICS.NOVA, foi Expert Evaluator na segunda fase da avaliação de projetos financiados pelo Horizon 2020 da UE, call «LC-BG-03-2018: Sustainable harvesting of marine biological resoures», realizada em Bruxelas em Outubro de 2018 e na avaliação de projetos financiados pelo Horizon 2020 da UE, call «European AXIS Joint Call for Transnational Collaborative Research Projects 2018, Assessment of Cross(X) - sectoral climate Impacts and pathways for Sustainable transformation», realizada remotamento em Dezembro de 2018.


 

Célia Sousa, investigadora integrada do CICS.NOVA.IPLeiria, é nomeada consultora para o Governo de Cabo-Verde no âmbito de um projeto financiado pelas Nações Unidas na área da inclusão e acessibilidade.






 


Maria José Roxo, investigadora integrada do CICS.NOVA, coordena equipa da NOVA FCSH num centro de competências criado pelo Governo que visa pesquisar e procurar soluções para o fenómeno de desertificação no país. Trata-se do Centro de Competências na Luta contra a Desertificação (CCDesert), sediado em Alcotim, distrito de Faro, e que conta com a colaboração de mais de 30 instituições a nível nacional.

 

O CICS.NOVA esteve presente no Encontro Ciência ‘18 com três comunicações apresentadas pelos investigadores Helena Serra, Rui Pedro Julião e Ana Lúcia Teixeira e com três posters assinados pelos doutorandos Patrícia Gramaxo, Catarina Lucas e Hu Jing. Este evento ocorreu entre os dias 2 a 4 de julho no Centro de Congressos de Lisboa e contou com a presença de diversos investigadores portugueses.

 


 

O relatório «EU Kids Online Portugal – 2018: Usos, competências, riscos e mediações da internet reportada por crianças e jovens (9-17 anos)», da autoria das investigadores do CICS.NOVA, Cristina Ponte e Susana Batista, resulta da aplicação do inquérito Kids Online em Portugal, foi coordenado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e contou com o contributo da Direção Geral de Educação e da Associação DNS.PT.

 

 

 


 

O CICS.NOVA editou, em 2018, o relatório «Projetos Educativo e Curricular: contributo para o desenvolvimento de um modelo integrado», coordenado pelas investigadores integradas do CICS.NOVA Sílvia de Almeida, Susana Batista e Eva Gonçalves, no âmbito do projeto Escxel – Rede de Escolas de Excelêcia.





 


A investigadora integrada do CICS.NOVA, Regina Salvador, colaborou no projeto «RIS3-PE For a vision of the Smart Specialisation Strategy in selected innovative territories of the State of Pernambuco» e na elaboração do seu relatório final, que procurou analisar a implementação de Smart Specialisation Strategies (RIS3), num primeiro momento no contexto da União Europeia, alargando o âmbito, posteriormente, a outras áreas geográficas.







João Seixas, investigador integrado do CICS.NOVA, participou na elaboração do relatório «Heading South: Rethinking the Eurozone. The Ulysses Study», resultado do projeto Ulysses e editado pela Comissão Europeia. Este relatório contou com o apoio financeiro do Grupo Greens/EFA do Parlamento Europeu.










Maria João Leote de Carvalho, investigadora do CICS.NOVA foi cooptada na qualidade de personalidade de reconhecido mérito na área da infância e juventude em risco, de acordo com o disposto na alínea s) do Art.º 8º do Decreto-Lei nº 159/2015, de 10 de agosto, para o Conselho Nacional da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ).





 

A convite da Fair Trials International e do International Juvenile Justice Observatory, a investigadora Maria João Leote de Carvalho, no âmbito do projeto de Pós-Doutoramento apoiado pela FCT em curso no CICS.NOVA, participou no Encontro Regional de Formação “Advancing the Defence Rights of Children (ADRC)”, promovido na Universidade de Leiden, Holanda (20-28 Janeiro 2018).

 

 



A equipa do projeto ESCXEL, Rede de escolas de excelência foi convidada a integrar num estudo que está a ser desenvolvido pela OCDE sobre inovação pedagógica. Os investigadores do ESCXEL foram convidados, no âmbito do projeto de investigação «Innovative Pedagogies for Powerful Learning – Networks» pelo Centre for Educational Research and Innovation da OCDE, a responder a um questionário sobre diversas questões trabalhadas pela rede ESCXEL, envolvendo também os professores das escolas parceiras.
 

O CICS.NOVA esteve presente no Encontro Ciência ’17 com apresentações dos investigadores Cristina Ponte, Carlos Pereira da Silva, Manuel Lisboa e Dalila Cerejo. Este evento ocorreu entre os dias 3 e 5 de julho no Centro de Congressos de Lisboa e contou com a presença de diversos investigadores portugueses. 



O Observatório de Avaliação de Tecnologia do CICS.NOVA viu a sua candidatura aprovada como membro associado do European Parliamentary Technology Assessment (EPTA).
 


José Carlos Marques, investigador integrado e coordenador do Pólo de Leiria do CICS.NOVA é coautor do relatório «Empreender 2020 – O regresso de uma geração preparada. Diagnóstico de situação atual e Modelo de Prospetivo de Desenvolvimento» resultado do projeto Empreender 2020 e editado pela Fundação AEP.








Regina Salvador, investigadora integrada do CICS.NOVA, é, desde 2015, membro do Pool of Experts das Nações Unidas para a elaboração do relatório "Regular Process for Global Reporting and Assessment oft the State of the Marine  Environment, Including socioeconomic aspects". Este relatório, publicado pela ONU, sai a cada dois anos conta com a participação de especialistas de todo o mundo.