Menu CICS.NOVA

O CICS.NOVA nos media

 

Violência doméstica: Conhecer o lado dos agressores. Dalila Cerejo é entrevistada pela N+ sobre a sua investigação sobre violência doméstica e o agressor. Na entrevista, são discutidas as justificações dadas pelo agressor para justificar a agressão, os diferentes tipos de agressão e a perspectiva da vítima.

Leia a entrevista completa aqui.

 

Plano Estratégico Educativo Municipal com parecer positivo no Conselho Municipal de Educação. O PEEM elaborado pelo CICS.NOVA, no âmbito do Projeto ESCXEL - Rede de Escolas de Excelência, e pelo Município da Sertã, foi considerado um documento “muito abrangente, com uma visão prospetiva interessante e com muita qualidade”. Este resultado foi divulgado no site do Município da Sertã e pelo Diário Digital Castelo Branco.

 

 

"A minha querida avó feminista." A herança das sufragistas portuguesas. Zília Osório de Castro, investigadora do CICS.NOVA, é entrevistada pela revista Sábado sobre a herança das sufragistas portuguesas, contada pelos seus descendentes. Esta reportagem foi publicada em comemoração do dia da Implantação da República em Portugal.

Leia o artigo completo aqui.

 

Investigação na saúde e no emprego ganham prémios Santander NovaNuno Boavida é entrevistado em emissão da TSF sobre o projecto InteliArt, vencedor do Prémio de Investigação Colaborativa Santander-Nova 2020.

Assista à entrevista completa aqui.

 

 

Investigação colaborativa nas áreas da saúde e do emprego mereceram prémio. Nuno Boavida é entrevistado no jornal Dinheiro Vivo sobre o projecto InteliArt, vencedor do Prémio de Investigação Colaborativa Santander-Nova 2020.

Leia o artigo completo aqui.

 

Trabalhadores de cuidados: os heróis invisíveis da COVID-19. Ana Paula Gil assina um artigo de opinião no jornal Observador sobre as práticas de cuidados em Portugal, quer nas estruturas residenciais para pessoas idosas, quer nos serviços de apoio domiciliário, no contexto da pandemia.

Leia o artigo completo aqui.

 

Bairros sociais. "O Estado é senhorio ausente". Gonçalo Antunes é entrevistado pela Rádio Observador no programa Explicador sobre os bairros sociais, nomeadamente sobre o estigma e preconceito dirigido a estes bairros, os problemas estruturais vividos decorrentes da administração pública e políticas públicas de integração.

Assista à entrevista completa aqui.

 

COVID-19: ¿Son los jóvenes los nuevos chivos expiatorios? Jordi Nofre, juntamente com Iñigo Sánchez-Fuarros e Cristiana Pires assina artigo de opinião no jornal The Conversation sobre os jovens e o lazer noturno face o contexto da pandemia.

Leia o artigo completo aqui.

 

Escolas: como é usar máscara durante 6 horas? Liliana Pascueiro é entrevistada pela Rádio Observador no programa Gabinete de Crise sobre o regresso dos estudantes ao ensino presencial. No programa, debate a capacidade de adaptação da comunidade escolar, a autonomia de cada escola e as dificuldades incontornáveis com que se deparam no regresso ao ensino presencial.

Assista à entrevista completa aqui (a partir do minuto 22:10).

 

Investigação estuda a revelação de uma identidade LGBTQI+ por parte dos filhos nas relações familiares. Ana Maria Brandão foi entrevistada nos 90 Segundos de Ciência, para falar sobre do seu projecto “Família e Sexualidades Não Normativas”. Este projecto pretende analisar os efeitos da revelação de uma identidade gay, lésbica ou bissexual por parte dos filhos nas relações familiares.

Assista à entrevista completa aqui.

 

Imunidade de grupo muito longe. Helena Serra, investigadora integrada e directora do CICS.NOVA, é entrevistada pelo Rádio Observador no programa Gabinete de Crise (a partir do minuto 21:50). No programa, Helena Serra debate a adopção de novos comportamentos, as percepções do risco e a dicotomia entre pressão social e adopção de medidas punitivas.

Assista à entrevista completa aqui.

 

É proibido estigmatizar: os implícitos higienistas no programa ‘Bairros Saudáveis’. Manuel Carlos Silva, investigador integrado do CICS.NOVA, é co-autor de um artigo de opinião no jornal SOL sobre o Programa “Bairros Saudáveis”. Segundo os investigadores, o programa procura promover estilos de vida mais saudáveis, “mas sem fornecer recursos e instrumentos de políticas sociais e habitacionais mais robustas.”

Leia o artigo completo aqui.

 

O que chega a julgamento ainda é “a ponta das pontas do icebergue”. Manuel Lisboa, investigador do CICS.NOVA, foi entrevistado em reportagem do Público sobre violência doméstica. Nesta reportagem, o investigador declara que “O que chega a tribunal é a ponta das pontas do icebergue. Não podemos tirar grandes conclusões do que chega a julgamento. O que podemos analisar é que quem chega foi quem conseguiu vencer a barreira.”

Leia a reportagem completa aqui.

 

U.Évora quer combater estereótipos de género na comunicação em saúde. O jornal Público divulgou o projecto do CICS.NOVA.UÉvora intitulado #Unstereotyped. Este projecto foi um dos 16 projectos seleccionados pela FCT no âmbito do GENDER RESEARCH 4 COVID-19 e é coordenado por Rosalina Pisco Costa, investigadora integrada do CICS.NOVA.

Leia o artigo completo aqui.

 

Impacto financeiro da pandemia. Fernando Diogo, investigador do CICS.NOVA, é entrevistado pela Revista Deco Proteste, edição Julho 2020 N.º 425, sobre a pobreza em Portugal e a investigação realizada sobre os impactos financeiros da pandemia. Como revela, “Do pouco que já se sabe e do que se pode esperar, a crise não está a atingir todos por igual. Está a exacerbar as diferenças que já existiam.”

Aceda ao número aqui.

 

Parar Para Pensar: Educação. David Justino, investigador do CICS.NOVA, foi um dos especialistas convidados a participar no ciclo de conferências “Parar Para Pensar”, organizado pelo Expresso em conjunto com a DECO Proteste, sobre o tema da educação. Esta conferência resultou na publicação de um artigo no jornal intitulado "Os professores não estão preparados para ensinar à distância".

Leia o artigo completo aqui e assista à conferência aqui.

 

A cidade em metamorfose. João Seixas, investigador do CICS.NOVA, assina um ensaio intitulado "A cidade em metamorfose" publicado no jornal Público, que reflete sobre as cidades no tempo de pós-pandemia, bem como sobre os modelos urbanos alternativos para fazer face aos desafios sociais, económicos, políticos e ambientais emergentes.

Leia o artigo completo aqui

 

 

Covid-19: Dois em cada três portugueses reduziram intensidade e frequência dos treinos ao ar livre. Estudo ibérico, com participação de investigadores do CICS.NOVA, sobre a alteração da prática de desportos ao ar livre durante o confinamento, foi partilhado por inúmeros canais noticiosos. Para além da divulgação na agência de notícias LUSA, os resultados foram também partilhados na TVI24 online, na Visão Saúde, na Health News, no Observador, entre outros.

 

 

Confinamento levou população a reduzir exercício físico. Jornal Público partilha resultados de estudo ibérico sobre a alteração da prática de desportos ao ar livre durante o confinamento devido à Covid-19, desenvolvido por investigadores do CICS.NOVA e do GISEAFE.

Leia a notícia completa aqui.

 

 

Que vida é a nossa? Como vamos viver a cidade? O investigador João Seixas foi entrevistado pela Antena 1 sobre as possiveis transformações no viver a cidade face os efeitos do actual contexto da pandemia de Covid-19.

Assista à entrevista completa aqui.

 

 

E agora? O que vai acontecer à noite? A Rede LXNights, com participação de investigadores do CICS.NOVA, concedeu uma entrevista à revista Time Out, num artigo sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na vida nocturna das cidades.

Leia a entrevista completa aqui (p. 78-79).

 

 

Covid-19: Teletrabalho veio para ficar, mas acarreta riscos, alertam especialistas. Investigador do CICS.NOVA António Brandão Moniz é entrevistado pelo jornal Público num artigo que reúne também a opinião de outros especialistas sobre o teletrabalho no contexto da pandemia Covid-19.

Leia a entrevista completa aqui.

 

Cidade, pandemia e crise... Fernando Matos Rodrigues, doutorando do CICS.NOVA, é co-autor do texto “Cidade, pandemia e crise…”, publicado no semanário SOL. Este texto discute as mudanças no quotidiano, na cidade e na economia decorrentes da pandemia, num mundo cada vez mais imprevisível.

Leia o artigo completo aqui.

 

A vida nocturna, uma prioridade de Estado em tempos de pós-pandemia. Jordi Nofre, investigador do CICS.NOVA, é co-autor de um artigo publicado no jornal Público sobre a vida nocturna face os efeitos da pandemia da Covid-19.

Leia o artigo completo aqui.

 

 

Qual é o impacto do isolamento forçado pela pandemia Covid-19? José de São José, investigador integrado do CICS.NOVA, é entrevistado pela SIC sobre o impacto do isolamento social forçado pela Covid-19 em idosos. 

Assista à entrevista completa aqui.

 

 

Dalila Cerejo é entrevistada pela RTP 3, no programa 360, sobre violência doméstica em tempos de confinamento. Dalila Cerejo, investigadora do CICS.NOVA e do Observatório Nacional de Violência e Género da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é entrevistada pela RTP 3, no programa 360, sobre violência doméstica em tempos de confinamento.

Assista à entrevista aqui.

 

O actual problema de habitação pode e deve ser utilizado para corrigir assimetrias regionais. Gonçalo Antunes, investigador do CICS.NOVA, é entrevistado pela Revista SMART/CITIES | Cidades Sustentáveis sobre o problema do acesso à habitação.

Leia a entrevista completa aqui.

 

A investigadora Iva Pires foi uma das entrevistadas no programa de reportagem da RTP1, emitido no dia 9 de janeiro de 2020. O programa tratou o tema do desperdício alimentar, abordando também os seus efeitos climáticos. Iva Pires é autora do estudo PERDA, decorrente do Projecto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar, que contou também com a sua coordenação, juntamente com Sofia Guedes Vaz (Cense, NOVA FCT) e David Sousa (ICS-UL; CESTRAS). A reportagem está disponível aqui.

 

O investigador Álvaro Borralho (CICS.NOVA.UAçores) falou ao Público sobre o Estudo que coordena, Estudo sobre a Abstenção nos Açores, que procura entender e explicar por que são os Açores a região do país com as taxas de abstenção mais elevadas em todas as eleições. A notícia, que surge no seguimento das Eleições Europeias 2019, saiu no Público de quarta-feira, dia 15 de Maio de 2019, e pode ser lida aqui.

 

 

O investigador do CICS.NOVA, António Brandão Moniz, foi entrevistado por Daniel Oliveira para o seu podcast “Perguntar Não Ofende”. A evolução da tecnologia e robótica, as suas consequências nas profissões associadas aos serviços, comércio, administração e produção industrial, bem como a progressiva autonomização das máquinas, foram questões abordadas nesta entrevista, que pode ser escutada aqui. António Brandão Moniz é autor do livro Robótica e trabalho. O Futuro hoje, editado em 2018.

 

O CICS.NOVA foi um dos parceiros do Projecto Life Berlengas, financiado pela Comissão Europeia, cujo trabalho foi acompanhado, ao longo de seis meses, por uma equipa que desenvolveu um documentário para a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, entidade proponente desta investigação.
Veja o documentário aqui.
Saiba mais sobre o projecto aqui.

 

 

No seguimento da publicação da sua obra Desperdício Alimentar, editada em 2018 pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, a investigadora Iva Pires assina o ensaio “Reduzir o desperdício alimentar para um futuro mais sustentável” na edição de 04-01-2019 do periódico Jornal Económico.

 

 

 

Paula Reis, investigadora do CICS.NOVA.UÉvora, deu uma entrevista à agência Lusa sobre a trajetória das políticas públicas e os seus efeitos nos territórios rurais de baixa densidade. Estas questões encontram-se refletidas nos estudos que têm vindo a ser desenvolvidos sobre estes territórios, nomeadamente a Rede das Aldeias Históricas de Portugal no contexto da sua tese de doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura.
RTP Notícias (2018, 10 de dezembro). Políticas públicas criaram aldeias-museu requalificadas, mas sem pessoas. In Lusa. Disponível aqui.
Diário de Notícias (2018, 10 de dezembro). Há um número crescente de zonas do país nos cuidados paliativos. In Lusa. Disponível aqui.

 

 

 

A Investigadora Vera Duarte participou no programa 90 segundos de ciência da Antena 1 (EP. 472 VERA DUARTE – ESTUDO PROPÕE NOVO MODELO DE INTERVENÇÃO PARA RAPARIGAS EM CONTEXTO DE RECLUSÃO) e falou sobre os modelos e as boas práticas de intervenção em raparigas em contexto de reclusão ou em centros educativos, temas estes inseridos no âmbito dos estudos que tem vindo a desenvolver sobre delinquência juvenil feminina.
O 90 segundos de ciência é um projeto do ITQB NOVA, da NOVA FCSH e da Antena 1, com o apoio da Novartis.

 

 

 

 

Cecília Delgado, investigadora integrada do CICS.NOVA, assina o artigo “Alimentar cidades de forma mais sustentável: Que contributo da agricultura urbana?” na Revista Rede Rural Nacional, n.º 7, da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Rede Nacional Rural.

 

 

 

 

 

A investigadora do CICS.NOVA Iva Pires falou à Visão sobre o desperdício alimentar em Portugal: “Se cada uma das 4 milhões de famílias existentes em Portugal deitar para o lixo uma laranja por semana, isso significa 16 800 toneladas de desperdício anuais e 25 mil euros que vão fora” (entrevista de Novembro de 2018).

 

 

 

Joaquim Fialho, investigador integrado do CICS.NOVA.UÉvora, foi entrevistado por Fernando Alvim, no programa Prova Oral da Rádio Antena 3, numa edição dedicada à análise das Redes Sociais e que contou ainda com a participação da investigadora Helena Arco, investigadora colaboradora do CICS.NOVA.UÉvora (Setembro 2018).

 

 

 A investigadora Ana Lavrador foi entrevistada pelo Jornal Dia 15, no âmbito do Projeto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental, no qual participa.

 

 

 

 

 

 

 

Estudo de investigador Enrico Borghetto, sobre os efeitos do crescimento das desigualdades económicas nas agendas legislativas europeias, a ser desenvolvido em conjunto com Derek Epp (University of Texas, Austin), é mencionado no artigo "As inequality grows, so does the political influence of the rich", publicado pelo jornal The Economist.

 

 

Investigadora Paula dos Reis Amaral (CICS.NOVA.UÉvora) é entrevistada pela Lusa e Antena 1 no âmbito do seu trabalho de doutoramento "Turismo, Planeamento e Desenvolvimento Regional: Estratégias de Intervenção para a Rede das Aldeias Históricas de Portugal". Veja a notícia no Público.

 

 

A investigadora Cecília Delgado é entrevistada pelo Público no âmbito da reportagem “Como se alimenta uma cidade de forma sustentável?

 

 

 

Investigadora Susana Batista assina artigo no Observador sobre o tema «Matrículas e as desigualdades sociais territoriais».

 

 

 

Investigadora Regina Salvador esteve na SIC Notícias a falar sobre a Cátedra Jean Monnet em «Política Marítima Integrada e Crescimento Azul na UE». Veja a entrevista aqui.

 

Maria João Leote, investigadora do CICS.NOVA, surge em destaque em dois artigos do jornal Público no âmbito do trabalho que desenvolve sobre delinquência entre crianças e jovens e justiça juvenil:
Dois anos depois de saírem de um Centro Educativo, 31% dos jovens reincidiram. Leia artigo aqui.
Prisão perpétua para jovem no Reino Unido é rara mas não é única. Leia artigo aqui.

 

Manuel Carlos Silva (CICS.NOVA.UMinho) escreve artigo de opinião no Diário do Minho no âmbito do trabalho que desenvolve sobre “Pobreza, exclusão social e desigualdades: breve revisitação de conceitos e alguns dados sobre Portugal”.

Leia o artigo na íntegra: PARTE I, PARTE II, PARTE III.

 

 

 



Nuno Boavida, investigador integrado do CICS.NOVA, foi entrevistado pelo Jornal Económico sobre os desafios do futuro do trabalho, enquanto participava no FNAC Shaper Talks sobre “O Futuro do trabalho em Portugal", organizado pelo Global Shapers Lisbon Hub e patrocinado pelo mesmo jornal.
Aceda à entrevista e assista ao vídeo do evento.

 

 

O investigador Gonçalo Antunes falou ao Jornal de Negócios sobre Habitação. A entrevista foi inserida no especial "As linhas com que se vai coser o arrendamento", de 25 de Junho de 2019, terça-feira. Segundo o investigador do CICS.NOVA, "o arrrendamento nunca esteve tão liberalizado", sendo referida a importância de uma Lei de Bases da Habitação para atribuir "congruência e uniformidade às políticas" de curto e médio prazo para a Habitação.
Entrevista aqui