Decorreu no passado dia 21 de março, a 1ª sessão do Workshop de Formação em Igualdade de Género na Agricultura, uma iniciativa do projeto MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior, em colaboração com a UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta), entidade responsável pela ministração do mesmo.
Esta sessão dividiu-se em três momentos: o primeiro, foi dedicado à apresentação do projeto por parte da investigadora Rosário Rosa (ONVG/CICS.NOVA; UAb; CFE-UC), que realizou um resumo dos objetivos do projeto e o caminho por este percorrido, bem como o enquadramento da respetiva formação no quadro geral do projeto; de seguida teve lugar as boas vindas e apresentação das pessoas formandas; por fim, foram lecionados os primeiros conteúdos da sessão, por parte da Drª. Manuela Tavares (UMAR; CIEG/ISCSP-UL). Estes conteúdos incidiram sobre o plano internacional em relação a desigualdades de género e algumas políticas de combate; conceitos chave nestes domínios como a Interseccionalidade e as questões territoriais; a agenda 2023 da ONU e a sua relação com a igualdade de género; um momento de reflexão e discussão conjunta sobre alguns destes tópicos.
Deixamos alguns registos desta primeira sessão.
O Workshop em Igualdade de Género na Agricultura, trata-se de uma formação certificada e gratuita destinada a técnicos/as, associações locais e outras pessoas com interesse em temas caros ao projeto MAIs, como a Igualdade de Género, as questões de direitos das mulheres e o papel destas nas regiões do interior. Os objetivos desta formação são:
– contribuir para o aumento da participação cívica, apostando na formação de técnicos/as locais e outros públicos de interesse, nos domínios do projeto MAIs
– sensibilizar para a igualdade de género, com enfoque no setor agrícola
– contribuir para o atingir de alguns objetivos do Programa de Conciliação da EEA Grants
– apostar no conhecimento informado como instrumento para a promoção de intervenções a nível local/regional, nestes domínios
Estão previstas seis sessões, que incidem sobre diferentes conteúdos programáticos relacionados com a temática.