A segunda sessão do ciclo de webinars Be my guest é organizada por Maria João Horta Parreira, doutoranda do Grupo de Investigação 3: Cidades, Ambiente e Desenvolvimento Regional, com o tema Abordagens metodológicas em sistemas socioecológicos.
14h30 – Sessão Abertura
14h40 – Planeamento espacial marinho para integração socioecológica: desafios e oportunidades (Ana Nuno)
15h00 – Repensar abordagens: os desafios da sustentabilidade em espaço marítimo e costeiro (Ana Fraga)
15h20 – A integração da teoria fundamentada em dados com métodos mistos (Maria João Parreira)
15h40 – Debate
16h45 – Encerramento
Link Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92047874762?pwd=VzJUazZsK2FFMnlwL3hRMDBUR1pkUT09
ID da reunião: 920 4787 4762
Senha de acesso: 340909
Ana Nuno
Atualmente Investigadora Marie Curie na NOVA e Professora Associada Convidada na Univ. de Exeter (Reino Unido), Ana Nuno trabalha na interface das ciências naturais e sociais, realizando investigação aplicada com o envolvimento de partes interessadas. Especializada em conservação da biodiversidade e dimensões sociais do uso e gestão de recursos naturais, foca-se na integração de informações sociais e ecológicas para informar decisões de gestão e medidas de conservação. Ana tem desempenhado estas funções em várias regiões do mundo (e.g. Ilhas Caimão, São Tomé e Príncipe, Tanzânia) e algum do seu trabalho foca, por exemplo, na caça de subsistência em áreas protegidas, envolvimento de comunidades locais em projectos de conservação e cumprimento de regras de conservação.
Ana Fraga
Como investigadora interessam-lhe os temas da Governação, Cogestão, Cidadania e Literacia Marítima. Nos últimos anos, o seu trabalho de investigação centrou-se em diagnósticos sociodemográficos, perfis de empregabilidade e estrutura do setor das pescas na Região Autónoma dos Açores, indicadores de gestão de localidades piscatórias e promoção da Pesca Responsável (com especial enfoque nas questões ambientais associadas à pesca ilegal e revisão dos quadros legais que regulam o uso de recursos marinhos e habitats costeiros). Neste momento, regressou à efetividade de serviço na Polícia Marítima no Comando Local da Figueira da Foz, a sua terra natal, e está a desenvolver o seu trabalho de doutoramento em Sociologia na Universidade de Coimbra.
Maria João Horta Parreira
Tem desenvolvido trabalho na interface entre as ciências agrárias e as ciências sociais. No presente é doutoranda em Ecologia Humana, com bolsa de doutoramento da FCT referência 2021.06974.BD, onde investiga as interdependências entre os conceitos inovação social e jovem empreendedorismo rural, no contexto dos territórios rurais de baixa densidade de Portugal continental. Procura contribuir com novas compreensões e interdependências entre ecologia, sociedade e economia, propondo uma territorialização da inovação social numa visão diferenciada pela lente da ecologia humana.