A segunda sessão das Oficinas de Mestrado e Doutoramento do Grupo de Investigação 3: Cidades, Ambiente e Desenvolvimento Regional será realizada no dia 10 de Novembro, a partir das 14.30, através da plataforma Zoom.

Nesta sessão, serão apresentados os trabalhos de Henrique Cerqueira (Doutoramento em Geografia e Planeamento Territorial) e Cristian Emanuel Adorean (Doutoramento em Estudos Urbanos).

Link Zoomhttps://videoconf-colibri.zoom.us/j/84409972307
ID da reunião: 844 0997 2307
Senha de acesso: 882652

Resumos dos trabalhos a apresentar:

Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas em Ecossistemas Mediterrâneos: Solo, Clima e Sociedades
Henrique Cerqueira

Em cenário de alterações climáticas, os solos pobres e degradados de ecossistemas Mediterrâneos podem ser fatores de vulnerabilidade social e económica em territórios de baixa densidade populacional e elevado risco de desertificação. O uso, ocupação e práticas de gestão do solo podem ser determinantes na manutenção, degradação ou regeneração desses ecossistemas. Portanto, analisar e modelar a mudança destas dinâmicas pode ajudar a compreender o comportamento de serviços de ecossistemas ao longo do tempo. A captura e sequestro de carbono no solo permite remover parte do carbono em excesso na atmosfera, enquanto melhora a produtividade e capacidade de retenção de água no solo, contribuindo simultaneamente para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

A relação entre a resposta dos ecossistemas e a ação humana existe no campo dos processos complexos não-lineares, de causalidade circular: os ciclos do carbono e da água, o clima, a geomorfologia, a estrutura e posse da propriedade, os diferentes agentes, os instrumentos de gestão territorial e os vários cenários de desenvolvimento socioeconómico introduzem variáveis em cascata, onde cada uma influencia e é influenciada pelas restantes.

A Serra de Serpa e Mértola, na margem esquerda do Guadiana, é uma paisagem onde o estudo destas dinâmicas tem uma elevada importância, de tão densas serem as relações entre fatores: os solos pobres por natureza e degradados pela gestão, o clima semiárido, a divisão dos baldios, os planos de fomento, a integração no mercado europeu, o declínio populacional e o abandono da terra, a hierarquia funcional do espaço e as tendências mais recentes de valorização de serviços de ecossistemas…

Para isto, propõe-se estudar o efeito das diferentes formas de gestão da terra nas dinâmicas de carbono no solo, bem como a sua modelação para cenários climáticos e de desenvolvimento socioeconómico no futuro, através de trabalho de campo e laboratorial, deteção remota e modelação espacial.

Governança da Mobilidade Urbana do Futuro: Oportunidades e Desafios da Micromobilidade Elétrica. Estudos de caso: Lisboa, Cluj-Napoca e Madrid
Cristian Emanuel Adorean

Muitas cidades europeias se deparam atualmente com problemas causados pelo tráfego rodoviário. O crescimento da população urbana e o subsequente aumento do parque automóvel geraram um cenário menos favorável, traduzido por congestionamentos graves, ruído, poluição atmosférica e baixa qualidade do ar. Os veículos elétricos surgem assim como uma resposta a estes problemas, mas também como uma solução potencial para o futuro esgotamento dos combustíveis fósseis. Numa altura caraterizada por restrições, dúvidas, incertezas e receios devido ao surto da pandemia do COVID-19, em que se vivenciaram situações nunca antes vividas, têm-se experimentado futuros alternativos, sobretudo no setor dos transportes e da mobilidade urbana. À luz da recente reestruturação e das soluções testadas, na sua maioria provisórias, a questão de como melhorar a mobilidade urbana e solucionar as discrepâncias existentes continua a ser uma incógnita. Centrada na (i) avaliação de política, estratégias e planos de mobilidade, (ii) análise de stakeholders e perfilagem de utilizadores de veículos elétricos de duas rodas e na (iii) avaliação de redes, infraestruturas e frota de bicicletas e trotinetes elétricas, o objetivo principal desta investigação é de examinar a relação entre a morfologia urbana, a distribuição espacial da população e a existência de perfis de utilizadores de veículos elétricos de duas rodas em três cidades europeias: Lisboa, Cluj-Napoca e Madrid. No âmbito da comunicação a apresentar na Oficina de Mestrado e Doutoramento do RG3 do CICS.NOVA, será apresentado um ponto de situação da tese, como foco no estado evolutivo, principais desafios e metas a alcançar no futuro próximo.