2 de fevereiro a 30 de abril 2023

Encerra à segunda-feira

Site da Exposição

De certa forma, abordar a experiência da capital permite refletir sobre o caso nacional, uma vez que as medidas implementadas foram frequentemente pioneiras e influenciaram o restante país. A abundante experiência da capital no domínio habitacional e o modo como as intervenções promovidas por entidades públicas e semipúblicas contribuíram para a construção da paisagem urbana de Lisboa revelam-se através de elementos como a arquitetura, a morfologia, o desenho urbano, assim como dos seus destinatários.

A exposição apresenta os resultados urbanos das políticas habitacionais na cidade, destacando as diferenças práticas e conceptuais das várias políticas promulgadas nos últimos 200 anos, em particular no que respeita a opções de arquitetura, morfologia, desenho urbano, destinatários e localização.

Dá-se assim a conhecer a abundante experiência da capital no domínio habitacional e de como as intervenções promovidas por entidades públicas e semipúblicas contribuíram para a construção da paisagem urbana de Lisboa.

Para facilitar aos visitantes uma correta leitura temporal das políticas de habitação, a exposição encontra-se dividida por regimes políticos (Monarquia Constitucional, Primeira República, Ditadura Militar, Estado Novo e Portugal Democrático). Pretende-se, assim, criar um discurso com base em fotografias, plantas, mapas de distribuição e maquetas que potenciem a reflexão sobre a evolução das políticas de habitação na cidade.

Iniciativa organizada pelo Arquivo Municipal de Lisboa, desenvolvida no âmbito da comemoração dos 30 anos do PER, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA), no seguimento de uma parceria estabelecida com aquela entidade em julho de 2021. A exposição conta também com o apoio da EGEAC / Museu de Lisboa / Palácio Pimenta, onde a mesma decorre até final de abril.

Visitas orientadas pelo curador científico
11 de fevereiro, 15:00
11 de março, 11:00
15 de abril, 11:00