O projeto foi recentemente aprovado, contando com a investigadora Iva Miranda Pires como investigadora responsável. O projeto visa “Melhorar as competências de leitura de crianças migrantes, refugiadas e provenientes de bairros desfavorecidos através da Leitura Assistida por Animais”.

Financiamento: Programa ERASMUS PLUS ‐ KA203 ‐ Strategic Partnerships for higher education

Orçamento total: 305 mil EUR / Orçamento NOVA FCSH: 52,424 EUR.

Resumo do projeto:

Read4Succeed pretende avaliar o uso da Educação Assistida por Animais na melhoria da aquisição de competências de leitura de crianças migrantes, refugiadas e provenientes de bairros desfavorecidos com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos, matriculados em escolas primárias, que já se expressam na língua do país de acolhimento, mas manifestam dificuldades de leitura e que foram identificadas pelos respetivos professores. Elas irão beneficiar de sessões de Leitura Assistida por Cães, orientadas por equipas do programa R.E.A.D.  Recorrendo a um cão especialmente treinado, as equipas R.E.A.D. trabalham um conceito inovador em ambiente escolar: as crianças podem ser os “professores” do cão e ensiná‐lo a ultrapassar as suas dificuldades.