O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, polo da Universidade de Évora –CICS.NOVA.UÉvora – realiza no dia 15 de novembro a Conferência Anual “Desafios e dilemas num mundo em (acelerada) mudança”. Trata-se de uma oportunidade para discutir ideias e projetos de investigação, em diferentes fases de desenvolvimento, num contexto de colegialidade e partilha entre pares.

Desde a sua génese a partir do polo de Évora do CESNOVA, unidade de investigação interdisciplinar da Universidade de Évora posteriormente integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) coordenado a nível nacional pela NOVA FCSH da UNL, os/as seus/suas investigadores/as têm contribuído para a produção de conhecimento sobre as dinâmicas territoriais e sociais inerentes às áreas de transição e/ou territórios de baixa densidade, assumindo compromissos no âmbito da investigação fundamental e aplicada, da formação de investigadores/as juniores e na assessoria técnico-científica a trabalhos de extensão universitária, com ênfase nos problemas da Região do Alentejo.

A Conferência Anual do CICS.NOVA.UÉvora, constitui um momento importante para, a um tempo, lançar um novo olhar sobre as abordagens interdisciplinares dos problemas complexos e desafios societais que emergem todos os dias, e fortalecer a identidade e a coesão do CICS.NOVA.

A Direção do polo da Universidade de Évora do CICS.NOVA.UÉvora convida todos/as os/as interessados/as a inscreverem-se na sua Conferência Anual – AQUI – e a submeterem propostas de comunicação para partilha, criação científica, reflexão e debate interdisciplinar, subordinados aos seguintes temas, eixos analíticos e/ou áreas de trabalhos dos grupos de investigação da UI&D:

1. Desigualdades, Cidadania e Género
  2. Organizações, Trabalho e Emprego
  3. Dinâmicas Urbanas e Territoriais
  4. Sustentabilidade e Sistemas Sócio-Ecológicos
  5. Saúde, população e bem-estar
  6. Educação, Ciência e Conhecimento

ORGANIZAÇÃO

A Conferência é organizada pelo polo da Universidade de Évora do CICS.NOVA.UÉvora, com apoio da UI&D CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, dos polos da Universidade dos Açores (CICS.NOVA.UAc), Instituto Politécnico de Leiria (CICS.NOVA.IPLeiria) e Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho).