A complexidade, a mudança, a diversidade, a hibridez são características desafiadoras na atualidade, para as pessoas e as organizações, e exigem uma constante atenção e investimento. O desenvolvimento sustentável é, por sua vez, um dos pilares das sociedades contemporâneas, que deve ser promovido quotidianamente através da solidariedade, da responsabilidade, da justiça social, do compromisso individual e social com a ecologia.

Um dos principais alicerces para o desenvolvimento e transformação da sociedade é a educação, um motor fundamental para a formação integral dos/as cidadãos/ãs. Os contextos educativos (escolas, centros educativos de vários níveis de ensino e formação e as universidades) têm, assim, uma missão e responsabilidade importantes, não apenas na formação académica e científico-técnica, mas também na formação humanista, em valores e através da habilitação de competências e habilidades sociais, como a comunicação ética, a convivência, a gestão e resolução positiva e colaborativa de conflitos.

Um dos grandes desafios deste século é a educação para a convivência e para a paz, constituindo a mediação, nas suas abordagens preventiva, resolutiva, reabilitadora e transformadora, uma prática essencial para a promoção de ambientes educativos inclusivos, colaborativos e pacíficos e o desenvolvimento de cidadãos empoderados em habilidades sociais para o desenvolvimento da convivência e da paz.

Convidamos investigadores/as, mediadores/as, educadores/as e profissionais de áreas afins a submeter artigos ao N.º 37 da Configurações: Revista de Ciências Sociais, dedicada ao tema “Mediação e Convivência em Contextos Educativos”, a publicar em junho de 2026. Este número visa explorar perspetivas teóricas e práticas acerca do modo como a mediação pode potenciar a convivência nos espaços educativos, abrangendo temas como:

  • Modelos e práticas de mediação no ambiente escolar;
  • O papel da educação para a cidadania e a educação para a paz na promoção da convivência escolar;
  • Práticas restaurativas e abordagens de justiça restaurativa em escolas e universidades;
  • Mediação escolar e inclusão;
  • Formação de mediadores/as em competências e práticas inovadoras de caráter educativo;
  • Experiências de mediação e convivência em contextos educativos.

Podem ser submetidos artigos científicos, ensaios, estudos de casos, revisões de literatura e relatos de experiência com contribuições significativas e originais para a área, promovendo o diálogo entre teoria e prática e ampliando as possibilidades de construção de uma cultura de paz nas escolas, universidades e noutros espaços educativos.

As propostas devem ser submetidas eletronicamente após realização de registo na plataforma, até ao dia 15 de janeiro de 2025. Recomenda-se aos/ às autores/as a leitura atenta das normas de publicação, disponíveis no site.

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Configurações: Revista de Ciências Sociais – N.o 37, junho de 2026