Em diversas sessões do ELAS / DELAS fomos falando de mulheres exiladas, da forma como saíram dos seus países de origem, enfrentando as dificuldades de se realizarem – noutros lugares – enquanto mulheres, artistas, escritoras. As realidades da experiência de exílio são impossíveis de sintetizar, mas há pontos comuns em biografias incomuns. Na próxima sessão juntamos a realidade de uma grande artista reconhecida mundialmente, que saiu de Portugal rumo ao Reino Unido, Paula Rego, com a realidade de uma grande escritora alemã, judia, que chegou a Portugal em fuga das atrocidades do nazismo, e aqui escreveu (em português) uma imensa e incrível obra literária. Sentadas à mesa da nossa tertúlia estarão Cristina Carvalho, autora do livro Paula Rego – A Luz e a Sombra, uma forma de olhar, e Rosa Clarke, especialista na obra de Ilse Losa. 

ELAS/ DELAS promove a conversa em torno de escritoras e temas transversais à cultura feminina do século XX em Portugal, colocando em diálogo especialistas, autores/as, editores/as e críticos, mas sobretudo leitores/as, num ambiente informal, aberto à participação de todas as pessoas, e onde todas as leituras contam. Acontece todos os meses na última terça-feira do mês, na Snob (Travessa de Santa Quitéria, 32 A). 

As conversas literárias em torno da vida e obra ‘delas’ são uma iniciativa realizada em conjunto pela Snob, Faces de Eva (equipa de investigação integrada no CICS.NOVA / NOVA FCSH) e IELT (NOVA FCSH).