No próximo dia 10 de abril de 2025 decorrerá, em formato híbrido, o 2.º Seminário-Almoço CICS 2025. A convidada – Mariana de Moura Souza – debruçar-se-á sobre a temática “Financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. O encontro contará ainda com a moderação de Manuel Carlos Silva.
“A discussão sobre de onde virá o financiamento necessário para sustentar um plano nacional de ciência, tecnologia e inovação parte de uma realidade em que ainda somos um dos grandes países do mundo que investe pouco nessa área. O Brasil está há décadas patinando entre 1% e 1,5% do PIB dispendidos em P&D enquanto a Coreia do Sul ultrapassou os 5%, os EUA a 3,5% e China e Alemanha a 3% do PIB por paridade do poder de compra (OECD, 2024). A recomposição do FNDCT, no entanto, ainda que seja muitíssimo importante para o Sistema de C&T brasileiro, não é suficiente para nos levar ao patamar necessário de desenvolvimento comparável a outros países. Com estes recursos “novos”, somados ao aumento do dispêndio público – federal e estadual de 2023 e, ainda que se mantenha o mesmo patamar de investimento empresarial, chegaremos bem perto dos 2% demandados pela comunidade acadêmica organizada. Mas isso não é suficiente para levar o Brasil para o século XXI. Em um momento em que o país está discutindo a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para os próximos 10 anos, precisamos ser mais ousados e definir como meta investir no mínimo 3% do PIB em CTI”.
O evento é gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizada através do QR Code disponível no cartaz ou em https://forms.gle/eFqN8hbzhCSwbDpy7.
Mediante solicitação, poderá ser emitido certificado de participação.
Traga o seu contributo e junte-se a nós, para um debate enriquecedor, seguido de um momento de convívio e almoço partilhado.
Informação adicional disponível aqui<http://cics.uminho.pt/?p=13337&lang=pt>.

Seminário
10 Abril 2025
12:30