Eventos

Políticas urbanas de proximidade | Smart Cities – Que perspetivas, entre tecnologia e comunidade

2021-07-01

Online

A próxima sessão do ciclo de colóquios Políticas Urbanas de Proximidade, organizado pelo CICS.NOVA e pela Universidade de Aveiro vai decorrer no próximo dia 1 de Julho, às 18.00.

A sessão terá como título "Smart Cities – Que perspetivas, entre tecnologia e comunidade" e contará com a intervenção de Miguel Castro Neto (NOVA IMS) sobre o tema "Urban Analytics Lab: Cidades em Transição" e de André Barata (Universidade da Beira Interior) sobre o tema "Como pôr a Tecnologia a Inventar Lugares". A moderação estará a cargo de Luís Baptista (CICS.NOVA).

Assista à sessão em directo na página de Facebook do CICS.NOVA: https://www.facebook.com/cics.nova.fcsh.unl/

Apresentação do ciclo:

A crise pandémica tem sido um acelerador de tendências. Expondo com mais evidência fragilidades e desigualdades sociais, económicas e ambientais, e acentuando as contradições advindas dos modelos anteriores de desenvolvimento. Mas também impulsionando perspectivas alternativas de acção pública, social e privada – nas mais diversas escalas e territórios, mas em particular nas escalas de maior proximidade. Acentuando-se muitas dinâmicas de ação comunitária, de subsidiariedade, de solidariedade em proximidade.

Para responder a riscos globais e a desafios locais, os territórios urbanos desenvolvem novas políticas públicas que valorizem o compromisso e a proximidade entre poderes públicos, atores socioeconómicos e cidadãos. Inovando nas abordagens, nas metodologias, nas co- responsabilidades, nos protagonismos.

Como e por quem estão estas políticas a ser pensadas e desenvolvidas? Como podem ser aprofundadas e potenciadas? Estessão os motes do ciclo «Políticas Urbanas de Proximidade», uma colaboração entre a Universidade de Aveiro e a NOVA FCSH. No âmbito da conferência «Os desafios da Democracia de Bairro», adiada pela pandemia e que oportunamente se irá realizar.

Consulte o programa completo.