Conferência GEICS | Educação e Indústria 4.0

2023-04-26

Online

No próximo dia 26 de abril de 2023, pelas 19H (PT) e 15H (BR), no âmbito das habituais Conferências GEICS, contaremos com a participação de Ricardo Antunes e Josimar de Aparecido Vieira para debater a temática da Educação e Indústria 4.0.

Recorrendo a tecnologias e métodos disruptivos e inovadores, o atual estágio de desenvolvimento tecnológico promove transformações profundas ao nível dos sistemas de produção e dos próprios negócios, produzindo, todavia, impactos significativos nas profissões, ensino e sociedade em geral. A sua complexidade exige uma análise escoltada por diferentes olhares e por posicionamento crítico ativo e alerta constante, procurando balancear os outputs desta "Quarta Revolução Industrial" que reverbera e se consolida.

Ricardo Antunes é Professor Titular de Sociologia UNICAMP e visitante de diversas universidades do mundo. Renomado autor de diversos livros, dentre os quais: Os sentidos do trabalho (1999) e O privilégio da servidão (2018). Doutor em Ciências Sociais - Universidade de São Paulo. Os seus temas de interesse são sociologia do trabalho; teoria social; ontologia do ser social; nova morfologia do trabalho; trabalho e centralidade; classe trabalhadora; ação e consciência; sindicalismo e movimento operário.

Josimar de Aparecido Vieira é graduado em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

O evento realizar-se-á em formato totalmente on-line. É gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizada aqui.

Mediante solicitação, poderá ser emitido certificado de participação.

Para mais informações, por favor, contactar geicsuminho@gmail.com.