CICS.NOVA > Apresentação

História

O CICS.NOVA é uma unidade de investigação (UI) criada em 2015, a partir da fusão de três outras unidades: por um lado, o CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia e o e-GEO – Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional, ambos sediados na NOVA FCSH, por outro, o CICS – Centro de Investigação em Ciências Sociais, sediado na Universidade do Minho. Estas três unidades de investigação desenvolviam ampla actividade científica. É importante não esquecer esse trabalho, pelo que os websites destas unidades de investigação permanecem consultáveis abaixo. Aí se encontrará a investigação desenvolvida pelos nossos investigadores antes de terem sido integrados no CICS.NOVA.

Missão

O CICS.NOVA tem como missão o desenvolvimento de investigação interdisciplinar em ciências sociais, a promoção de pensamento crítico e a integração do conhecimento gerado nas comunidades em que está inserido, a nível nacional e internacional, designadamente através da acção dos seus Polos regionais. A matriz interdisciplinar desta unidade de investigação congrega o conhecimento em sociologia e geografia, enquanto áreas centrais, com outras ciências sociais e com as humanidades. Acrescem as fortes articulações com as ciências da vida, do ambiente e com as engenharias, que conferem um carácter particularmente original e abrangente à investigação científica do CICS.NOVA.

O CICS.NOVA atribui um papel particularmente relevante ao ensino e à formação avançada, através da coordenação e participação em diversos programas de doutoramento, mestrado e cursos livres, e através do acolhimento de investigadores em formação. Um papel igualmente relevante é atribuído à cocriação e à transferência de conhecimento em articulação com decisores políticos, empresas e outras organizações da sociedade civil, designadamente através das actividades desenvolvidas pelos seus Observatórios e Laboratórios. O CICS.NOVA fomenta ainda a disseminação e a comunicação de ciência e conhecimento, por intermédio de uma forte presença na comunidade científica (organizando conferências, seminários e workshops, e promovendo a edição de revistas científicas e livros) e no espaço público (dinamizando comunidades de práticas, estimulando a publicação de documentos de apoio à decisão, desenvolvendo recursos online e apoiando a participação dos seus investigadores nos media). Estes eixos de atividade são orientados pelo estudo interdisciplinar dos sistemas territoriais e do comportamento humano, as particularidades do funcionamento das instituições e as suas relações com os contextos espacial e social envolventes.

Nestes termos, o CICS.NOVA pretende consolidar a sua posição e expandir o seu alcance enquanto referência nacional e internacional na produção de conhecimento científico, adoptando uma abordagem desenvolvida tanto a partir de questionamentos teóricos e/ou epistemológicos, como a partir de problemas sociais concretos contribuindo, neste último caso, com respostas inovadoras que geram impacto social positivo. No futuro imediato, o CICS.NOVA aposta na captação e retenção de investigadores através do fomento das suas actividades científicas, de uma política de incentivos directos à produção de conhecimento e da sinergia entre ensino e investigação. Aposta, igualmente, no desenvolvimento de investigação que aborde os principais temas e desafios estabelecidos nas agendas nacional e internacional, designadamente através da articulação entre investigadores e grupos de investigação e da integração do trabalho desenvolvido nos seus diferentes polos regionais, nos Açores, em Braga, em Évora e em Leiria. Com base nas actividades do Laboratório de Ideias, procurará estimular também o desenvolvimento de abordagens científicas emergentes no seu âmbito e no quadro ampliado dos saberes e das disciplinas que abarca, conferindo-lhes a devida expressão pública.

A abordagem interdisciplinar, a implantação alargada no território nacional, a sua integração em várias instituições do ensino superior através dos seus polos regionais e a abertura às ciências da vida, do ambiente e às engenharias constituem os principais traços distintivos do CICS.NOVA no panorama das Unidades de Investigação consignadas às ciências sociais em Portugal e a base da sua internacionalização.