Menu CICS.NOVA

Destaques

Publicação de livro | Atlas Almirante Reis

 

O livro Atlas Almirante Reis é o primeiro Grande Atlas da Avenida Almirante Reis em Lisboa, coordenado por Filipa Ramalhete, Margarida Tavares da Conceição e Inês Lobo. Este livro, editado pela editora Tinta da China, é o resultado do projecto homónimo, no qual o CICS.NOVA foi parceiro, que teve como objectivo estudar os processos de transformação nesta avenida de Lisboa.

O livro está estruturado em quatro partes que se dividem fisicamente por plantas desdobráveis e constitui um recenseamento dos diversos aspectos (urbanos e urbanísticos) desta icónica avenida, congregando perspectivas históricas e geográficas, dados inéditos, análise arquitectónica e mesmo uma abordagem projectual.

Como se explica na sua introdução, "A intenção foi mapear a avenida sem perder a ligação ao contexto da cidade como um todo. Da reflexão sobre a sua diversidade apurámos o título, simples e englobador: atlas, o que queremos dar a ver, o que foi mapeado, e o topónimo Almirante Reis, que tanto pode referir‑se à avenida como às suas zonas envolventes ou ao que está mais ambiguamente nos interstícios."

Aceda ao livro aqui.

 

Imagem: Tinta da China