Destaques

Habitar Siza: A experiência e interacção dos residentes com a arquitectura e as micro-tecnologias de Ãlvaro Siza

O projecto "Habitar Siza: A experiência e interacção dos residentes com a arquitectura e as micro-tecnologias de Álvaro Siza" foi um dos cinco projectos financiados no âmbito do Concurso de Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no Âmbito da Arquitetura de Álvaro Siza Vieira - 2019, o qual pretendeu dar um contributo para a criação de um corpo sólido de conhecimento pluridisciplinar em torno da obra do arquitecto Álvaro Siza Vieira.

Habitar Siza é um projecto acolhido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, que terá início em Janeiro de 2022, coordenado pelo antropólogo Eduardo Ascensão (Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, CEG-IGOT) e co-coordenado pelo investigador Paulo Catrica (IHC - Instituto de História Contemporânea) e pelo geógrafo André Carmo (CICS.NOVA.UÉvora).

Partindo de três estudos de caso - o Bairro da Bouça, no Porto; a Malagueira, em Évora; e Terraços de Bragança, em Lisboa - o projecto tem como objectivo compreender qual a relação dos moradores com os edifícios de Siza Vieira.

Mais informações.

Imagem: Andy Bosselman