- CICS.NOVA
- Pessoas
- Investigação
- Observatórios e Laboratórios
- Formação Avançada
- CICS.NOVA Edições
- Comunicação de Ciência
Investigador do CICS.NOVA vence Prémio Melhor Ideia de Negócio – Go Green Go Social 2022
Foram conhecidos no passado dia 13 de dezembro os grandes vencedores da edição de 2022 do Prémio Melhor Ideia de Negócio: Go Green Go Social da NOVA FCSH em parceria com o Santander Universidades. O primeiro lugar foi atribuído pelo júri a CarBio-Solo, que recebeu um prémio pecuniário de 2.500€.
O investigador em doutoramento do CICS.NOVA Henrique Cerqueira e o anterior bolseiro do projeto TRIAD Carlos Álvaro, ambos alunos do Doutoramento em Geografia e Planeamento Territorial acolhido pelo CICS.NOVA, fazem parte da equipa do projeto CarBio-Solo, que surgiu no início de 2021.
Fazem também parte do projeto Pedro Carvalho formado em Gestão pela NOVA SBE, Tomás Machado, antigo estudante da NOVA FCSH e atualmente empregado na empresa HP Drones, e Sérgio Prazeres também antigo estudante da NOVA FCSH e gerente da empresa The Use Concept.
A ideia tem a sua génese na dissertação de Mestrado de Henrique Cerqueira “Sequestro de Carbono no Solo – Mitigação das Alterações Climáticas em Ecossistemas Mediterrâneos”, co-orientada pela investigadora do CICS.NOVA Maria José Roxo, mas apenas pôde ser concretizada graças à integração da tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica e das noções de Economia e Gestão que complementam a equipa. Sob o lema “Enterrar o Carbono, Desenterrar o Futuro”, o projeto procura trazer transparência, verificabilidade e monitorização que os participantes consideram faltar aos esquemas tradicionais de compensações de carbono.
O esquema do projeto subdivide-se em três produtos distintos, apontados a diferentes clientes individuais, empresariais e públicos. O ponto central é a captura e sequestro de carbono, oferecendo ao mercado uma forma de mitigar a sua pegada carbónica de uma forma transparente, adicional e justa.
O projeto venceu o primeiro lugar da edição de 2022, tendo ganho um prémio pecuniário no valor de 2.500€ para o seu desenvolvimento.