Menu CICS.NOVA

Destaques

O sentimento de segurança e a vitimação na cidade de Lisboa: O que tem Belém e falta à Ajuda?

 

Os resultados do estudo "O sentimento de segurança e a vitimação na cidade de Lisboa" foram destacados no Diário de Notícias, no artigo "Turismo, segurança, espaços verdes. O que tem Belém e falta à Ajuda?".

O estudo, que teve por base um inquérito realizado a 2100 residentes de Lisboa, explorou o sentimento de segurança na capital e nas suas 24 freguesias. Os moradores da Ajuda são os que se sentem mais inseguros na cidade e estão nos três piores no que diz respeito ao sentimento de insegurança à noite em casa e na zona onde vivem. Já em Belém ninguém diz sentir-se inseguro em qualquer dos três indicadores.

Maria Rosário Jorge, coordenadora do estudo e investigadora do CICS.NOVA, sublinha que precisariam de mais dados sobre cada bairro, mas não estranha o facto de os residentes da Ajuda, assim como no Beato, Santa Maria Maior e São Vicente, revelarem sentimentos de "muita insegurança".

"Explica-se pelo resultado da vitimação e pelo perfil dos moradores. Em regra, as freguesias onde há mais sentimento de insegurança são onde há mais vitimação. Ajuda tem a maior taxa de vitimação [25,6 %]". Em Belém, apenas 2,3 % dos entrevistados disseram ter sofrido um roubo/furto, assalto e outras agressões.

Leia aqui o artigo completo