Menu CICS.NOVA

Destaques

Jornal PÚBLICO partilha a tese de doutoramento de Sónia Nobre sobre mulheres sem abrigo

 

"Mulheres sem abrigo são mais do que parece". É assim que é introduzido pelo PÚBLICO o tema da tese de doutoramento em Ecologia Humana de Sónia Nobre, com o título Women’s Homelessness and Housing Exclusion in the Northern Lisbon Metropolitan Area: An In-depth Exploratory Study.

Este estudo, sobre a situação de mulheres sem abrigo em Lisboa, evidencia a multiplicidade de percursos de vida destas mulheres, desmistificando estereótipos e preconceitos comuns. Oferece ainda ferramentas para a criação de medidas focadas na prevenção e em intervenções destinadas a responder às necessidades específicas das mulheres nesta situação.

Procurando desfazer estereótipos e desmistificar a situação de pessoas sem abrigo, a investigadora afirma que “Quando nos aproximamos o suficiente para conhecer as suas histórias de vida percebemos o quanto [a imagem do sem abrigo toxicodependente] é redutora, o quanto a situação de sem abrigo é condicionada por factores estruturais, como a pobreza persistente ou o acesso à habitação.”

Leia o artigo completo.

 

Imagem: PÚBLICO