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Projeto ESCXEL | Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo
Criado em 2008, o Projeto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência é uma parceria entre oito Autarquias, as correspondentes 32 unidades orgânicas de ensino público e o CICS.NOVA, e visa a capacitação das escolas e das comunidades locais para a promoção da excelência educativa, apoiando as unidades de ensino e o poder local na identificação de fragilidades do setor educativo local e no desenvolvimento e monitorização de práticas conducentes a processos de ensino e aprendizagem mais eficazes.
A equipa de investigação do CICS.NOVA afeta ao Projeto, Liliana Pascueiro, Paula Reis e Susana Batista sob a coordenação científica do Professor David Justino, organizaram na passada sexta-feira, dia 10 de novembro, a Sessão Solene de Abertura do ano letivo 2023/2024 na NOVA FCSH.
O evento contou com a presença de diversos representantes de entidades parceiras do Projeto, como executivos das câmaras municipais, direções de agrupamentos de escolas e professores em exercícios de funções na Rede ESCXEL enquanto coordenadores concelhios e mediadores de agrupamentos de escolas.
Na sessão de boas-vindas, David Justino, coordenador científico do projeto, juntamente com Ricardo Campos, pela direção do CICS.NOVA, destacaram a importância da colaboração entre a academia e as escolas para melhorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem e dos resultados dos seus alunos.
Em seguida, o Professor Carlos Ceia, proferiu uma palestra sobre os desafios e as oportunidades da Educação no século XXI numa perspetiva comparada.
Na segunda parte da sessão, a equipa de investigadoras do CICS.NOVA e organizadoras do evento apresentaram o plano de atividades associadas ao Projeto para o ano letivo 2023/2024, que inclui ações de formação certificada para os professores da Rede, elaboração de relatórios de monitorização de resultados escolas, realização de seminários temáticos, constituição de micro-redes de reflexão e procura de soluções para problemas transversais à Rede ESCXEL, bem como publicações científicas e participação em eventos científicos.