Clique aqui para se registar

O Prezi é um software de apresentações que permite criar apresentações dinâmicas, vinculadas a um eixo temático central, sendo utilizado em contextos escolares, acadêmicos e organizacionais para captar a atenção do público de forma inovadora. As apresentações podem ser compartilhadas facilmente, inclusive através de links acessíveis de qualquer localidade. Em paralelo, o Coggle é uma ferramenta para a criação de mapas mentais e conceituais, usada para organizar ideias, estruturar conceitos e apresentar projetos com eixos interligados. Assim, pretende-se apresentar ambos os recursos e destacar as suas aplicabilidades, a incluir como as ferramentas podem ser utilizadas em conjunto.

Cronograma:

9h-10h30 – Apresentação do Prezi, principais funções, como escolher um layout propício, inserção de tópicos e outros recursos de mídia, criação de apresentações dinâmicas, compartilhamento de apresentações.

10h30-12h – Apresentação do Coggle, cadastro e suas funcionalidades (como elaborar um mapa conceitual organizado, o uso das cores, interligação de eixos temáticos).

14h-16h – Exercício prático, construir uma apresentação que contenha pelo menos um mapa conceitual.

16h-17h – Análise e discussão das apresentações elaboradas.

Materiais: Computador (a sala tem computadores disponíveis, mas os participantes poderão trazer os seus computadores pessoais) 

Língua: Português

Vagas: 24

A sessão é especialmente dirigida a estudantes de Mestrado e Doutoramento. Caso as vagas sejam preenchidas, será dada prioridade aos estudantes de Mestrado/Doutoramento associados ao CICS.NOVA e a investigadores do CICS.NOVA.

Os Laboratórios de Ciências Sociais do CICS.NOVA pretendem criar espaços regulares para a formação e reflexão científica. Estes são pensados como espaços de trabalho colectivo dinamizados por especialistas em determinadas metodologias ou áreas de pesquisa. Têm uma dimensão prática e eminentemente metodológica, vocacionada para a operacionalização da pesquisa nas suas diferentes etapas, abordagens e técnicas metodológicas. Como tal, embora abertos a um público diverso, são especialmente dirigidos a estudantes dos diferentes ciclos de ensino. Pretendem, de alguma forma, responder aos anseios de formação específica manifestados por investigadores ou estudantes.