Decorre amanhã o seminário Diálogos Intergeracionais: 50 anos de docência em Portugal 2023, no âmbito do projeto FYT-ID – Fity years of teaching in Portugal: Intergeracional (PTDC/CED-EDG/1039/2021). O projeto, sedeado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, envolve diversas Universidades Portuguesas e o Politécnico de Leiria através do CICS.NOVA.IPLeiria.
Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91369207074
Youtube: https://www.youtube.com/esecspolitecnicodeleiria
Em 2024 cumprem-se 50 anos da revolução democrática em Portugal, que abriu caminho a mudanças positivas profundas na sociedade portuguesa. A educação foi um eixo central de melhoria e desenvolvimento. Os professores foram essenciais neste trajeto histo?rico ao longo do qual deram passos firmes na afirmação do seu profissionalismo.
Aqueles que começaram o exercício docente nos anos 1970 e que agora chegam ao fim da carreira têm com eles a história real da evolução de um sistema educativo e das suas peripécias; têm a memória das inovações e da reforma; têm um conhecimento da escola e da sua transformação e inércia; conhecem as crianças e os jovens nas suas diferentes gerações; possuem um conhecimento de dentro (nem sempre consciente) das dificuldades e oportunidades de melhoria.
Toda esta riqueza de conhecimento vivido pode ser um contributo crucial para o estudo dos professores e da mudança educativa (social, curricular e política) em Portugal no passado e no futuro. Por outro, o envelhecimento do corpo docente, associado à ausência da sua renovação e perda de atratividade da profissão, tem dificultado o convívio entre geraçõees de professores. O facto de nos próximos 10 anos cerca de 50% do corpo docente se ir reformar aumenta a necessidade de se prevenirem os problemas que daí podem emergir.
Informado pelo desenvolvimento do profissionalismo dos professores e a valorização da profissão docente, este projeto tem o objetivo geral de criar resultados de investigaçã e dispositivos que deem conta de histórias de professores e suas variáveis e que promovam o diálogo entre antigos e novos professores e a sociedade. São objetivos específicos do projeto: produzir “narrativas” de vida que deem conta de dimensões analíticas chave das transformações nos quotidianos docentes; promover o diálogo intergeracional na formação de professores de diferentes níveis de ensino e avaliar o seu impacto; produzir versões digitais multimodais de narrativas de vida e de diálogos intergeracionais “exemplares” e torná-los acessíveis em open digital database para investigação, formação e comunicação com a sociedade.
No dia 1 de Junho de 2023, os estudantes dos Mestrados Profissionalizantes de Educação de infância e de Professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico animarão um seminário com as investigações biográfico-narrativas de professores e educadores, produzidas no âmbito da UC de Multiculturalidade e Diversidade Educativa e do CICS.NOVA.IPLeiria (presencial, ESECS.IPL e a distância).