Aberto a toda a Comunidade

Resumo:

Fotografias de professoras: uma trajetória visual do magistério em escolas municipais do Rio de Janeiro no final do século XIX e início do século XX tem como objetivo central expor uma investigação, por meio de registros e reproduções fotográficas, das relações sociais, dos usos e dos costumes que emergem das imagens de professoras de escolas municipais do Rio de Janeiro, no período compreendido entre o final do século XIX (década de 1890) e o início do século XX (décadas iniciais), analisando como a imagem das professoras é veiculada e agregada a valores pelo documento fotográfico, refletida no cotidiano e nas práticas escolares da época. Nesta obra, consta um estudo histórico-sociológico e de busca de significados, manifestos e latentes, no discurso visual das imagens fotográficas das professoras, percorrendo documentos fotográficos, numa tentativa de mapear os usos e costumes pedagógicos da vida cotidiana, inseridos no trabalho docente dessas professoras que inscreveram suas identidades e como são olhadas ao longo das épocas. A escolha da cidade do Rio de Janeiro se deve ao fato de ter sido esse município a capital do país, tendo abrigado e emanado, então, modos oficiais de conduta profissional para o magistério, assim como para outras profissões, além de, nos dias de hoje, continuar sendo uma cidade-polo difusora de hábitos e costumes por todo o país. A fotografia é o texto.

Link Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99959527429?pwd=TDBFMkxlYWNhbW5aZ29tSkE0NHladz09

ID da reunião: 999 5952 7429

Senha: 058856