A interseção entre feminismos e literatura para infância inspira a próxima tertúlia ELAS / DELAS, que acontece na Livraria Snob, dia 20 de junho, pelas 18h. Estão no centro desta reflexão Ana de Castro Osório e Maria Veleda, duas figuras de grande relevância da chamada primeira vaga dos feminismos em Portugal. Entre a vasta obra de ambas, que lugares ocupam a sua escrita para a infância? 

 A questão será pensada por Natividade Monteiro, doutorada em História Contemporânea (pela NOVA/FCSH), autora de Maria Veleda (1871-1955) – Um professora feminista, republicana e livre-pensadora. Caminhos trilhados pelo direito de cidadania, e por Fátima Ribeiro de Medeiros, doutoranda em Filosofia (na NOVA/FCSH), autora de Do fruto à raiz: uma introdução às histórias maravilhosas da tradição popular portuguesa recolhidas e contadas por Ana de Castro Osório.

ELAS / DELAS promove a conversa em torno de escritoras e temas transversais à cultura feminina do século XX em Portugal, colocando em diálogo especialistas, autores/as, editores/as e críticos, mas sobretudo leitores/as, num ambiente informal, aberto à participação de todas as pessoas, e onde todas as leituras contam. Acontece à 2.ª terça feira de cada mês, pelas 18h00, na Snob (Travessa de Santa Quitéria, 32 A), espaço com capacidade para 30 pessoas. As conversas literárias em torno da vida e obra ‘delas’ são uma iniciativa realizada em conjunto pela Snob, Faces de Eva (equipa de investigação integrada no CICS.NOVA / NOVA FCSH) e IELT (NOVA FCSH).