No mês da Revolução de 1974, inspirada por Cravo, um diário notável escrito após o 25 de abril, a 4.ª sessão da tertúlia ELAS / DELAS convida a pensar a vida e a obra extraordinárias da escritora Maria Velho da Costa (1938-2020). O encontro tem lugar no pátio da Livraria Snob, dia 11 de abril, pelas 18h. 

À conversa juntam-se Elisabete Marques, poeta e investigadora no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e na Universidade de Harvard. E a cineasta Margarida Gil, autora de um filme documentário sobre a autora, Fátima de A a Z (2009): “A [Maria] Fátima [Velho da Costa] era para mim mais do que uma amiga. Era a minha irmã mais velha. Uma das pessoas mais importantes da minha vida. Além da minha amizade, gratidão por ter colaborado nos meus filmes com o seu talento de tão grande escritora, foi com ela que fui crescendo como pessoa e artista”.

ELAS / DELAS promove a conversa em torno de escritoras e temas transversais à cultura feminina do século XX em Portugal, colocando em diálogo especialistas, autores/as, editores/as e crítico/as, mas sobretudo leitores/as, num ambiente informal, aberto à participação de todas as pessoas, e onde todas as leituras contam. Acontece à 2.ª terça-feira de cada mês, pelas 18h00, na Snob (Travessa de Santa Quitéria, 32 A), espaço com capacidade para 30 pessoas. As conversas literárias em torno da vida e obra ‘delas’ são uma iniciativa realizada em conjunto pela Snob, Faces de Eva (equipa de investigação integrada no CICS.NOVA / NOVA.FCSH) e IELT (NOVA.FCSH).