No âmbito de uma candidatura apresentada à categoria “Estudos e Investigação” ao prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2017, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social pelos investigadores Joaquim Fialho, Carlos da Silva e José Saragoça, o trabalho foi distinguido com uma Menção Honrosa.
Tendo por base o estudo “Diagnóstico das Misericórdias do Distrito de Évora – Tendências e Perspetivas Estratégicas”, realizado no quadro de um protocolo firmado em 2015 entre a Universidade de Évora e a Santa Casa da Misericórdia de Évora. A investigação teve como finalidade elaborar a caracterização institucional a nível dos recursos humanos, das respostas sociais existentes, dos problemas sociais a que respondem, dos constrangimentos, limitações e potencialidades, e do quadro de interações existentes entre as Misericórdias do Distrito de Évora.
O prémio foi entregue no dia 22 de janeiro, no Convento de São Francisco, em Coimbra, em cerimónia presidida pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.