Globalmente, existem 38% de mulheres em lugares de topo na Saúde, área em que 75% da força total de trabalho é feminina. Portugal é também o espelho desta realidade.
Faces de Eva: Estudos sobre a Mulher/CICS.NOVA (NOVA FCSH) e a Roche apresentaram hoje, dia 2 de março, no Centro Cultural de Belém, o Movimento Life – Liderança no Feminino na Saúde.
No evento, aberto a toda a sociedade, foi apresentado um estudo inédito sobre a realidade da liderança feminina no sector da saúde em Portugal. Haverá ainda espaço para reflexão sobre esta temática e apresentação de ideias práticas a implementar neste âmbito. Segundo o estudo ‘Liderança feminina na saúde: o caso de Portugal’, realizado pela equipa Faces de Eva, num dos grandes hospitais de Lisboa mais de metade dos médicos são mulheres, mas apenas 17% assumem cargos de diretoras de serviço.
O Movimento Life – Liderança no Feminino na Saúde pretende ser uma iniciativa contínua para conduzir a uma mudança de comportamentos e ações que contribuam para uma maior paridade na liderança no setor da Saúde. Além disso, pretende-se, com a mesma iniciativa, a médio e longo prazo, caminhar para uma sensibilização das desigualdades na saúde das mulheres, em prol de uma saúde melhor para todos.
Esta é uma iniciativa conjunta de Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher/CICS.NOVA (NOVA FCSH) e da Roche mas que agrega mais de 30 embaixadoras que quiseram juntar-se a este Movimento.
Nos media: Público, Observador, Observador – Opinião, Activa, Atlas da Saúde, Saúde +, Delas, Lifestyle Sapo, Health News, Link to Leaders