O Projeto MAIs partilhou o Manual de Práticas Agroecológicas: Proteção de Culturas e Fertilização, que surge da formação-ação realizada nas explorações de agricultoras de São Pedro do Sul e foi co-construído pelas mesmas e por investigadores/as do Instituto Politécnico de Viseu, Universidade de Granada e Universidade de Santiago do Chile. Depois de uma primeira visita às explorações, foram identificadas, com as mulheres agricultoras responsáveis pela exploração, algumas práticas agroecológicas relacionadas com a proteção e fertilização das culturas. Estas serviram de suporte para a preparação da visita às explorações com um grupo de atores mais alargado (outras mulheres agricultoras, técnicos, investigadores e consumidores). Compilaram-se as práticas identificadas e demonstradas no contexto das visitas realizadas em novembro de 2022.
O manual encontra-se dividido em três secções: uma breve descrição das explorações visitas e dos problemas aí identificados; a contextualização sobre biopreparados de origem vegetal e das formas mais comuns de utilização; receitas para a preparação dos biopreparados.
O conjunto destas práticas permite não só tratar, mas também prevenir problemas como os acima referidos e/ou outros problemas recorrentes nas explorações agrícolas, contribuindo, por fim, para práticas agrícolas mais sustentáveis e amigas do ambiente!