No próximo dia 11 de fevereiro de 2025 decorrerá, em formato híbrido, o 1.º Seminário-Almoço CICS 2025. O convidado – Paulo Buarque Ferreira – debruçar-se-á sobre a temática “Projeto de urbanização de favelas no Brasil contemporâneo: um debate sobre atuação profissional e perspetivas académicas”. O encontro contará ainda com a moderação de Ana Maria Brandão.
![](https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/2025/02/image012.jpg)
“Propõe-se uma comunicação que contextualize o cenário atual das políticas publicas habitacionais, o crescente viés liberalizante e desafios colocados aos profissionais. Serão apresentadas algumas intervenções projetuais de urbanização em favelas de São Paulo, para um debate sobre os bairros populares no Brasil. Em seguida, sugere-se discutir a atuação da Universidade em ações extensionistas com real potencial de transformação”
Paulo Buarque Ferreira é Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002). Mestre (2007) e Doutor (2017) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na área HABITAT. Foi professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie entre 2011 e 2024, Sócio diretor do escritório B Arquitetos até 2024, em que desenvolveu centenas de projetos, incluindo mais de vinte urbanizações de favelas, alguns projetos habitacionais, educacionais e de equipamentos públicos. Atualmente é professor do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).
Ana Maria Brandão é Doutorada em Sociologia em 2008 pela Universidade do Minho, Mestre em Políticas e Gestão de Recursos Humanos em 1997 pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e a Licenciada em Sociologia em 1991 pela Universidade do Porto. Investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UMinho) e Professora Auxiliar do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho (ICS-UM). Foi Directora-Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho. É editora da Configurações: Revista de Ciências Sociais e Directora do Mestrado em Sociologia do Género e da Sexualidade da Universidade do Minho. Os seus principais interesses de investigação são o género, a sexualidade e as identidades, bem como as metodologias de investigação social.
O evento é gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizada através do QR Code disponível no cartaz ou em https://forms.gle/KdmujKqM9cgpgErz9.
Mediante solicitação, poderá ser emitido certificado de participação.
Traga o seu contributo e junte-se a nós, para um debate enriquecedor, seguido de um momento de convívio e almoço partilhado.