Caras/os investigadoras/es,
Uma investigadora mergulhou no arquivo de uma emblemática livraria lisboeta fundada em 1863. Outra investigadora reflectiu sobre as memórias familiares da actual proprietária. Fechada actualmente, a Livraria Rodrigues acolheu tertúlias e publicou gente da poesia, do teatro, do romance, mas também da medicina, da física, da química e da pedagogia. Publicou-os (a eles, bem certo), mas também a ELAS (nomeadamente a Judith Teixeira e a Mercedes Blasco), contando nos últimos anos com uma “genealogia feminina” na posse e administração da sua sociedade editorial e livreira. Nesta sessão do ELAS/DELAS olhamos para este património editorial e livreiro, pelas mãos de Ilda Crugeira (historiadora do Gabinete de Estudos Olisiponenses) e da filósofa Ana Luísa Janeira (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).
ELAS/DELAS promove a conversa em torno de escritoras e temas transversais à cultura feminina do século XX em Portugal, colocando em diálogo especialistas, autores/as, editores/as e críticos, mas sobretudo leitores/as, num ambiente informal, aberto à participação de todas as pessoas, e onde todas as leituras contam. Acontece todos os meses na última terça-feira do mês, na Snob (Travessa de Santa Quitéria, 32 A).
As conversas literárias em torno da vida e obra ‘delas’ são uma iniciativa realizada em conjunto pela Snob, Faces de Eva (equipa de investigação integrada no CICS.NOVA/NOVA FCSH) e IELT (NOVA FCSH).